21/11/2011 07h00 - Atualizado em 19/08/2015 10h31

Governador realiza segunda visita de acompanhamento às obras do novo Hospital Dório Silva

Na manhã deste sábado (19), o governador Renato Casagrande, acompanhado do vice-governador Givaldo Vieira, fez a segunda visita técnica para o acompanhamento das obras do novo Hospital Dório Silva, na Serra, que está em fase adiantada de acabamento, com 65% da obra concluída.

Os secretários de Estado da Saúde Tadeu Marino, de Transportes e Obras Públicas Fábio Damasceno e da Casa Civil Luiz Carlos Cicilioti também participaram da visita, que contou ainda com as presenças do diretor do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) Pedro Firme, da senadora Ana Rita Esgário, dos deputados federais Lelo Coimbra, Paulo Foleto, Carlos Manato, além dos deputados estaduais Rodrigo Chamoun (Presidente), Élcio Álvares, Luciano Rezende, Roberto Carlos, Luzia Toledo, Gilson Lopes, Da Vitória, Marcelo Coelho, e dos prefeitos de Viana Ângela Sias e da Serra Sérgio Vidigal, de vereadores e secretários municipais.

Onze meses após a primeira visita, o governador se impressionou com o avanço dos trabalhos na unidade hospitalar, que será a maior do Estado, com 371 leitos, além de ser a primeira a ter um heliponto. Abrigado em uma estrutura física de alto padrão, o novo Dório Silva será referência estadual em urgência e emergência de politraumatismo, tratamento de queimados e maternidade de alto risco.

“A saúde avançou muito nos últimos anos, e o Governo do Estado, quando toma a decisão de fazer um investimento deste porte, de aproximadamente R$ 150 milhões, e mantém este ritmo de obras, mostra à sociedade a determinação de levar mais conforto e qualidade de vida para todos os cidadãos”, afirmou o governador.

Casagrande também salientou que a expectativa do Governo é de que, com os outros grandes investimentos em hospitais, haverá um salto ainda maior na qualidade no atendimento da saúde pública. “Com obras como a do São Lucas, do novo Hospital Infantil, aliadas às parcerias com as unidades filantrópicas e com novos serviços de urgência e emergência no interior, vamos elevar a saúde do Espírito Santo a outro patamar, com benefícios ainda maiores para os capixabas”, disse.

Mais leitos

Com uma área construída de 32 mil metros quadrados, distribuídas por sete blocos, o novo hospital, comparado com o atual Dório Silva, terá um acréscimo no número de leitos, passando de 234 para 371. O número de leitos intensivos subirá de 48 para 84, sendo 44 adultos e 40 pediátricos. Serão ofertados ainda 156 leitos de enfermaria, 10 de queimados, 24 de UTI semi intensiva e seis de Aids/Hospital Dia.

A estrutura terá oito salas no centro cirúrgico, quatro exclusivas para o centro obstétrico e um pronto-socorro mais ágil, com capacidade para 10 mil atendimentos por mês, entre outras melhorias e novidades. O Hospital oferecerá também um estacionamento com 517 vagas.

O secretário de Estado da Saúde José Tadeu Marino destacou a grandeza da obra do que será o maior hospital do Estado. "Serão 371 leitos, sendo 84 intensivos, com estrutura moderna e de alta qualidade e com projeto arquitetônico inovador todo concebido no estilo verde, com aproveitamento de energia solar e reuso de águas pluviais", disse.

Hospital Verde

O Novo Hospital Dório Silva foi idealizado com um moderno conceito de atenção hospitalar, a partir de uma política de saúde humanizada e um projeto arquitetônico inovador.

O projeto de construção do novo Hospital foi concebido no estilo verde, ou seja, de uma forma ecologicamente correta. Haverá energia solar para aquecimento de água, reuso e aproveitamento de águas pluviais para irrigação, para uso em bacias sanitárias e para lavagem de piso.

Além disso, todo o hospital está sendo construído dentro de um conceito moderno, com instalações que proporcionarão maior conforto para o paciente.

As enfermarias vão garantir a privacidade das pessoas internadas e do próprio corpo de funcionários. Haverá também varandas em todos os andares, clarabóias para permitir a entrada de luz natural e um espaço de vivência privativo a céu aberto com muito verde.

O projeto de climatização original foi alterado, e a área que será climatizada foi aumentada em 50%. Quatro chillers de alta capacidade vão gerar 680 TRs (tonelada de refrigeração), o que garantirá que 90% dos ambientes do hospital sejam refrigerados.

O sistema energético será do tipo misto, com utilização de gás natural e energia elétrica, o que representará melhor eficiência e baixo custo, principalmente nas horas de pico.

Todos os leitos receberão pintura especial que permite uma melhor higienização. Os quartos terão banheiro com espaço e adequação para cadeira de rodas e os metais sanitários serão do tipo economizadores.

O complexo está sendo edificado em uma área de 40 mil m², na Avenida Paulo Pereira Gomes, em Morada de Laranjeiras, localizado a aproximadamente dois quilômetros da atual sede. O investimento total é de R$ 135 milhões e está gerando pelo menos 430 empregos diretos.

Assessoria de Comunicação da Saúde
Alessandra Fornazier/Fabricio Fernandes/Jucilene Borges/Marcos Bonn