15/04/2013 12h40 - Atualizado em 19/08/2015 10h58

Governador autoriza obras em Cachoeiro de Itapemirim

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, assinou as ordens de serviço para início das obras de implantação e pavimentação de dois trechos da rodovia estadual ES 486, no distrito de Itaóca, em Cachoeiro de Itapemirim, na manhã deste sábado (13). Ao todo, serão investidos R$ 26 milhões na construção dos 3,5 quilômetros de extensão do Contorno de Itaoca, mais a pavimentação de 8,2 quilômetros do trecho entre Alto Gironda, Gironda e Itaóca. As obras serão realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), autarquia vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop).

"Essas duas obras são de fundamental importância para a Região. Enquanto o trecho entre Alto Gironda e Itaóca recebe nova ordem de serviço para retomada de obras, algo que a população já aguardava ansiosa, após a empresa vencedora da primeira licitação abandonar os trabalhos; a implantação do Contorno de Itaóca é uma demanda antiga dos moradores. Esse novo traçado para a ES 486 garante segurança à população, diminuindo o tráfego de caminhões que cortam o distrito, garantindo também mais saúde, com a redução de poeira e de poluição nas casas", explica o governador Renato Casagrande, durante solenidade.

Estiveram presentes em Itaóca, ao lado do governador, o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno; os prefeitos de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione, e de Vargem Alta, João Bosco (Bosquinho); os deputados federais Camilo Cola e Iryni Lopes; os deputados estaduais Theodorico Ferraço, presidente da Assembleia Legislativa, Marcus Mansur, Rodrigo Coelho e Glauber Coelho; além de vereadores, secretários, líderes municipais e populares.

"Esses investimentos de hoje podem ser anunciados e garantidos graças a um trabalho de planejamento do nosso governo", frisou o governador Renato Casagrande, ao falar das duas obras que serão realizadas em Itaóca. "Mesmo com essa instabilidade econômica que enfrentamos desde o início do mandato, nós trabalhamos muito para chegar aqui, hoje, e dizer que navegamos o Estado com segurança. Serão investidos R$ 4 bilhões em 2013 e 2014. Praticamente R$ 7 bilhões em quatro anos. O maior investimento na história do Espírito Santo", disse Renato Casagrande.

Só em Cachoeiro de Itapemirim, além das duas obras que serão iniciadas em Itaóca, há mais seis obras em andamento, como a duplicação da Avenida Jones Santos Neves e a implantação e reabilitação das rodovias ES 164 e ES 375. Na manhã deste sábado (13), o governador ainda visitou, antes da solenidade, as obras de reabilitação e duplicação da ES 482, trecho entre Coutinho e sede do município. Uma obra com investimento de R$ 38 milhões. "Viemos a Cachoeiro para ver uma importante obra em andamento e para lançar outras duas importantes obras à população. Essas, assim como todas as obras rodoviárias do nosso governo são para melhorar a qualidade logística do nosso Estado e, principalmente, a qualidade de vida da nossa população. Só em 2012 e 2013 serão mais de R$ 600 milhões em novas pavimentações. Uma conquista do povo capixaba", disse o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.

As obras

O Contorno de Itaóca terá 3,5 quilômetros de extensão, sendo que 2,8 quilômetros serão implantados, com mais 700 de reabilitação. A obra está orçada em R$ 9,6 milhões, e deve ser inaugurada no segundo semestre de 2014. O prazo de conclusão é o mesmo dado para a pavimentação do trecho de 8,2 quilômetros entre Alto Gironda e Itaóca, com obra orçada em R$ 16,2 milhões. As duas vias, trechos importantes da ES 486, terão pista simples, com uma faixa por sentido, de 3,5 metros de largura, mais acostamento variando entre 1,2 e 1,5 metro de largura. As duas obras fazem parte do Programa de Ampliação e Reabilitação da Rede Rodoviária Estadual (PAR).

O programa foi lançado em junho de 2012, e contempla R$ 660 milhões de investimentos em novas obras e novos projetos para aproximadamente mil quilômetros de novas vias.

Assessoria de Comunicação da Setop
Maurílio Mendonça