23/06/2012 13h01 - Atualizado em 19/08/2015 10h31

Frota do Transcol será renovada com veículos menos poluentes

A partir de agora, os novos ônibus que forem adquiridos de fábrica para a renovação de frota do Sistema de Transporte Metropolitano da Grande Vitória serão menos poluentes. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (21), pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) e da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória, e pelo Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus).

Nesta sexta-feira (22), já entrarão em circulação 42 novos veículos fabricados nos padrões do Proconve 7 (P7), capazes de reduzir em 90% a emissão de partículas de enxofre na atmosfera. A medida integra o Programa de Mobilidade Metropolitana do Governo do Espírito Santo (PMM), que prevê a renovação da frota do Sistema Transcol, ações com foco no desenvolvimento sustentável, além de diversas obras que irão promover a melhoria da mobilidade urbana na Grande Vitória.

Estiveram presentes no evento de apresentação dos novos ônibus o governador Renato Casagrande, o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, o Diretor Presidente da Ceturb-GV, Léo Carlos Cruz, representantes do GVBus, empresários do setor de transportes e demais autoridades.

"A renovação do Sistema Transcol faz parte das ações do Programa de Mobilidade Metropolitana do Espírito Santo, que receberá R$ 3 bilhões de investimentos até 2016, garantindo mais conforto e qualidade de vida à população capixaba. No entanto, a garantia de um futuro melhor também está baseada na busca de novas tecnologias, mais limpas, para reduzirmos os impactos ambientais causados pelo consumo excessivo. Ainda há muito a ser realizado, mas esse já é um dos importantes passos dados pelo Governo do Estado em direção a um desenvolvimento sustentável", destacou o governador.

O secretário dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, falou da preocupação em atender a demanda por melhoria no transporte público coletivo, sem esquecer do impacto ambiental. "O Programa de Mobilidade Metropolitana vai além das obras físicas e projetos, ele busca ações de impacto direto na qualidade de vida, como é o caso dos ônibus que estamos entregando. A mobilidade urbana também tem o papel de zelar pelo meio ambiente e oferecer soluções de sustentabilidade para as cidades", disse.

O diretor presidente da Ceturb-GV, Léo Carlos Cruz, informa que os novos ônibus circularão com um selo especial, indicando que são mais sustentáveis. “ Esse são só os primeiros, pois a partir de agora, todos os novos veículos que forem adquiridos para o Sistema Transcol, Serviço Especial Mão na Roda e Serviço Seletivo serão fabricados de acordo com esses padrões. Até 2014, teremos 551 ônibus sustentáveis no Sistema Transcol”, informou.

Benefícios

O principal diferencial dos ônibus fabricados com tecnologia P7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) é o tratamento do gás antes de sua saída pelos escapamentos. Os veículos são movidos a um tipo de diesel mais limpo do que utilizado atualmente. O diesel S-50 possui 50 partes por milhão de enxofre e polui dez vezes menos que o combustível S-500, que possui 500 partes por milhão de enxofre e é utilizado nos ônibus do Sistema até os dias de hoje.

Aliado ao combustível S-50, os motores dos novos ônibus funcionam com o aditivo Arla 32, que é injetado no escapamento do veículo e, submetido a altas temperaturas, provoca uma reação química liberando ao final do processo nitrogênio e vapor d’água. Dessa forma, as emissões de óxido de nitrogênio (Nox) podem ser reduzidas em até 60%.

Proconve 7

A legislação determina que a partir de 2012 todos os caminhões e motores a diesel que saírem das fábricas brasileiras deverão seguir as especificações do Proconve 7, um programa de redução de emissão de poluentes regulamentado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), subordinado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). O P7 é a versão brasileira do Euro 5, adotado na Europa.

Todos os novos ônibus que forem adquiridos, tanto para renovação quanto para ampliação das frotas do Sistema Transcol e serviços Seletivo e Mão na Roda, terão motores com tecnologia de acordo com as especificações do P7. A previsão é que até 2014 o Sistema Transcol, que possui uma frota de 1.600 ônibus, tenha um total de 551 veículos menos poluentes, o que equivale a 35%, aproximadamente.

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