17/08/2012 12h20 - Atualizado em 19/08/2015 10h31

Fórum de Logística comemora novo pacote de concessões federais

O governador Renato Casagrande encerrou o Fórum Internacional de Logística e Infraestrutura na tarde desta quarta-feira (15), comemorando o pacote federal de concessões e investimentos em rodovias e ferrovias, anunciado pela presidente Dilma Rousseff. O Espirito Santo vai ser beneficiado com a duplicação da BR 262 e a implantação da ferrovia Vitoria - Rio, dentro dos investimentos que somam mais de R$ 133 bilhões para todo o Pais.

"O Fórum fez parte de uma feliz coincidência para o Espírito Santo, com o anúncio da União de medidas importantes para melhorar a nossa eficiência logística no cenário nacional. Com as perdas de receita que nos foram impostas pela mudança na alíquota do ICMS importação, é fundamental que possamos deixar para trás os gargalos de infraestrutura no Espírito Santo, principalmente os de responsabilidade do Governo Federal, como no caso da BR 262", explicou o governador.

O Espírito Santo, dentro das concessões anunciadas, será contemplado com melhorias em toda a extensão da BR 262 e ganhará um novo eixo de ligação eficiente com o Rio de Janeiro, com a criação da ferrovia Vitória x Campos x Rio de Janeiro. O governador, que acompanhou a solenidade conduzida pela presidente Dilma Rousseff em Brasília, acredita que o Estado vive um novo momento com a perspectiva da implantação deste modal.

"Nos fortalecemos, articulamos a inclusão da BR 262 e da ferrovia nas concessões e vamos continuar agregando forcas para fazer deste Estado uma unidade mais forte da Federação. Ao mesmo tempo, com rigor fiscal e investimentos de qualidade, vamos seguir fazendo nossa parte, para construir um Espirito Santo mais justo e com qualidade de vida para todos", disse.

Fórum Internacional

Durante a cerimônia de abertura do Fórum Internacional de Logística e Infraestrutura, o vice-governador Givaldo Vieira pontuou que a gestão Casagrande já consolida investimentos complementares aos federais, como a conclusão da rodovia Leste-Oeste, em Cariacica, que dá acesso ao Porto de Capuaba, em Vila velha, além de o Estado ter entregue a alça da Terceira Ponte e ter dado a ordem de serviço para o projeto executivo da quarta ponte, que ligará Cariacica à Capital. Ao fim do discurso, ele saudou os palestrantes e os promotores do evento. "Aproveito para louvar a realização do fórum, por tratar de um tema atual e crucial para os capixabas, e, com essa contribuição e participação da sociedade, apresentaremos cada vez mais o Estado como escoador da produção nacional", concluiu o vice-governador.

Para o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, o evento internacional foi uma ótima oportunidade para mostrar que o Espírito Santo está pronto para crescer e melhorar sua competitividade no mercado nacional. “Vamos mostrar ao Brasil que o Espírito Santo é um Estado preparado, com logística e infraestrutura preparadas para atender ao crescimento do nosso País”, afirmou Damasceno.

Videoconferência

O evento, realizado no Hotel Golden Tulip, na Enseada do Sua, em Vitória, contou com a palestra de Alejandro Izquierdo, economista sênior do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ele falou sobre o tema “Desenvolvimento e Sustentabilidade nos Negócios”, por meio de videoconferência. Izquierdo está confiante no crescimento do Brasil e acredita que o reequilíbrio da economia mundial está fornecendo as sementes do que poderia ser um ‘boom’ econômico sustentado na América Latina e no Caribe.

Em seguida, o secretário de Desenvolvimento, Márcio Felix, do Governo do Espírito Santo, e a secretária de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dorothéa Werneck, participaram da primeira mesa redonda, debatendo o assunto da palestra de abertura.

O Fórum Internacional de Logística e Infraestrutura continuou no período da tarde com a presença do convidado internacional Dane Smith, co-lider da companhia criadora do share value, a Strategy Group (FSG). Ele apresentou ao público cases internacionais que defendem o conceito de valor compartilhado – uma nova forma para empresas obterem sucesso econômico, criando, também, valores para a sociedade.

Antes, ocorreram duas mesas redondas. A primeira abordou o “Futuro Portuário do Espírito Santo”, com a presença de Gilson Victorino da Silva, subcoordenador do APL de Logística do ES em Ação, e de Carlos Costa, secretário da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia. Eles traçaram como será o futuro portuário do Estado, junto com Cristina Vellozo, subsecretária de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo.

A terceira e última mesa do dia, que antecedeu a palestra de encerramento, foi a “Apresentação do relatório do planejamento de logística da Vale”, com Fabiano Lorenzi, diretor Comercial de Logística da Vale. A mesa ainda contou com a presença do secretario Fabio Damasceno, da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Publicas (Setop).

O evento reuniu interessados em logística de todas as partes do mundo, com o objetivo de traçar estratégias para o desenvolvimento da logística e infraestrutura capixaba e brasileira.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setop Maurílio Mendonça 3636-9617 / 9863-8814 maurilio.mendonca@setop.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard