09/04/2013 13h44 - Atualizado em 19/08/2015 10h58

Estudantes de engenharia fazem visita monitorada

Um grupo de 90 estudantes do curso de engenharia de uma universidade da Grande Vitória realizou na manhã desta terça-feira (09) uma visita monitorada às obras do Estádio Estadual Kleber Andrade. O evento foi coordenado pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), em parceria com as empresas construtora e gerenciadora a obra, além da coordenação curso de engenharia civil da Universidade Vila Velha.

“O Instituto de Obras Públicas é um órgão técnico de engenharia e uma de nossas missões, enquanto órgão público, é contribuir para formação de novos profissionais, promovendo o intercâmbio de ideias, construindo o conhecimento e colaborando com a inovação”, destacou o diretor de Planejamento e Articulação Setorial do Iopes, Renato Lorencini.

Antes de seguirem para conhecer a obra do Estádio, que está sendo todo reformado, os estudantes assistiram a uma palestra sobre gerenciamento de obras e as principais etapas da reforma do Estádio Kleber Andrade, como concretagem das arquibancadas e dos pilares de sustentação, estruturas metálicas e o campo de futebol.

Após a palestra, os estudantes foram divididos em grupos, para melhor organização da visita ao canteiro. As estudantes Sabrina Fiorote e Makele Nascimento, do primeiro período do curso de engenharia civil, ficaram impressionadas com o empreendimento. “Gostamos muito de conhecer as novidades desse projeto que está sendo executado pelo Governo do Estado. É uma obra moderna, com projeto voltado para sustentabilidade e acessibilidade”, afirmou Makele. “Certamente foi uma manhã bastante produtiva para nossa turma”, disse Sabrina.

Já a professora Flávia Giacomin Pimentel de Almeida, coordenadora do curso de engenharia civil da UVV, afirmou que a oportunidade é única para que os estudantes possam conhecer melhor a profissão. “A visita guiada, em conjunto com a palestra, foi muito positiva. Com certeza, a ação ajudou a ampliar o horizonte desses futuros profissionais de engenharia. Eu gostaria de repetir essa experiência mais vezes com meus alunos”, comentou.


Estádio Estadual Kleber Andrade

O novo estádio está sendo implantado em área superior a 85.000m² localizado no terreno remanescente da ocupação do antigo estádio do Rio Branco. Em suas áreas verdes, espaços para desenvolvimento de atividades esportivas em quatro quadras adicionais totalmente integradas à natureza em mais de 25.000m² de área permeável valorizando o conceito de um “estádio verde”.

Este conceito fundamental norteou todo o trabalho de intervenção e criação do projeto. Trata-se de uma proposta “verde”, ecoeficiente, projetada dentro de um conceito de sustentabilidade, onde montanhas e vazios no entorno favorecem a transparência visual em harmonia com a topografia local.

Quando pronta, a construção terá mais de 350 metros de largura possuindo um pórtico monumental de acesso com a mais de 80 metros de comprimento, chegando, o anel coberto, a uma altura superior a 30 metros.


As obras do Kleber Andrade são conduzidas peIo Iopes. O estádio abrigará até 22.000 espectadores em sua configuração final. A estrutura é dividida em dois grandes setores de público. O estádio contará com Palco e Concha Acústica para eventos multiculturais, além do campo de futebol com medidas oficiais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação - Iopes
Susana Kohler
(27) 3636-2005/ (27)9972-5862
susana.kohler@iopes.es.gov.br
comunicação@iopes.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard