26/01/2013 13h16 - Atualizado em 19/08/2015 10h32

Estado terá R$ 200 milhões para obras e equipamentos de 4 aeroportos regionais

O Espírito Santo terá um investimento federal de R$ 200 milhões para quatro aeroportos regionais: Linhares, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Colatina. Nesta sexta-feira (25), durante uma reunião, em Brasília, com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), foi confirmado o repasse histórico para o desenvolvimento do setor logístico e de transporte aéreo do Estado.

Ficou acertado, ainda, que todo o custeio das obras dos quatro aeroportos regionais virá dessa verba. “Os recursos da União irão atender a 100% dos investimentos necessários para os aeroportos. Tanto em infraestrutura quanto em equipamentos, como esteiras e radar. Caberá ao Governo do Espírito Santo garantir as áreas e os acessos, caso haja necessidade”, avalia o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.

Outra exigência da União é que os quatro aeroportos sejam assumidos pelo poder público, tornando-se responsabilidade dos Estados beneficiados. Além do Espírito Santo, participaram da reunião os Estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

“Estamos adiantados em relação aos demais Estados do país. No mesmo período em que a União lançou o programa de investimento em aeroportos regionais, no final do ano passado, nós tínhamos concluído o edital para contratar a empresa que já está fazendo o estudo de viabilidade técnica e os projetos executivos dos aeroportos regionais e locais do Espírito Santo. Os regionais, que receberão a verba da União, estarão com os projetos prontos em cerca de um ano. Nossa intenção é iniciar as obras em 2014”, diz Damasceno.

As obras do Aeroporto de Linhares devem começar antes. É que o edital para execução da obra de ampliação e modernização da pista de pouso, que recebeu recursos federais de outro projeto da União, já tinha sido lançado. “Dentro do novo pacote está, apenas, o projeto do terminal de passageiros, que já está sendo desenvolvido e deve ficar pronto em cerca de 90 dias, sendo licitado para obra ainda neste ano”, explica o secretário.

A previsão é que, depois de ficarem prontos, cada aeroporto regional atue com capacidade para atender até 500 mil passageiros, por ano.

Investimento

Dos R$ 200 milhões de repasse federal, R$ 176,6 milhões serão destinados para atender a infraestrutura e os equipamentos dos aeroportos regionais de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Colatina; além do terminal de passageiros e demais equipamentos do Aeroporto de Linhares. Essa quantia faz parte do “Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos”, que prevê um investimento total, em todo o país, de aproximadamente R$ 7,3 bilhões. Verba para beneficiar 270 aeroportos, quatro deles no Espírito Santo.

A verba restante, destinada à reforma, ampliação e modernização da pista de pouso do Aeroporto de Linhares vem do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa). São mais de R$ 30 milhões, com 40% de recursos do Estado e 60% da União.

Além desses projetos, a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) contratou, recentemente, a empresa que fará o plano de zona de proteção dos aeroportos, um mapa que identifica e delimita o espaço aéreo do entorno dos aeroportos do Espírito Santo, para um trânsito mais seguro das aeronaves.

Programa Federal

O financiamento do “Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos” será feito pelo Banco do Brasil, que ficará responsável pela gestão dos projetos e dos investimentos nos aeroportos regionais.

O objetivo principal do programa é incentivar a aviação regional, tanto que o Governo Federal também concederá isenção de tarifas aeroportuárias para terminais do interior com movimentação inferior a um milhão de passageiros por ano e subsídios para rotas entre cidades pequenas e médias.

Maurílio Mendonça
Assessoria de Comunicação da Setop