23/09/2014 14h55 - Atualizado em 19/08/2015 11h08

Espaço circular realiza atividades para crianças do ensino fundamental da Grande Vitória

Integrando a Semana Nacional de Trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) vem promovendo diversas atividades educativas destinadas ao público infantil. Na manhã desta terça-feira (23), o Centro Social de Educação para o Trânsito do órgão, o Espaço Circular, recebeu 90 crianças de duas escolas de ensino fundamental da Grande Vitória.

As atividades buscam ensinar de maneira descontraída e lúdica sobre o trânsito, abordando o funcionamento do semáforo, uso do cinto de segurança e forma correta de atravessar a faixa, e se dividem em algumas etapas: Transitolândia, um grande jogo no estilo tabuleiro com perguntas sobre o trânsito; oficinas de pintura; palestras educacionais infanto-juvenil, com dinâmicas e filmes; e a Mini Cidade do Trânsito, onde são simuladas situações do dia a dia.

Para a diretora de uma das escolas presentes, Maria Aparecida dos Santos, essas atividades auxiliam no aprendizado das crianças: “No ano passado a escola já havia participado com outra turma e este ano estamos trazendo outras. É perceptível a mudança que essas ações estimulam nelas. Aqui elas aprendem a maneira correta de agir como pedestre e começam a não só mudar o jeito delas se portarem no trânsito como das outras pessoas ao seu redor”.

Para as crianças fica a alegria e o aprendizado transmitido nas brincadeiras e jogos, como relata o aluno Jhonatan Barbosa da Silva, de sete anos. “Aprendi que devo sempre esperar o sinal vermelho fechar para parar os carros e só depois atravessar e que devo olhar para os dois lados e nada de sair correndo”, contou.

Além das atividades desenvolvidas no Espaço Circular, outras ações estão sendo realizadas em escolas dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e São Mateus.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES:
Eduardo Brinco
eduardo.brinco@detran.es.gov.br
Texto: Ellen Barbosa
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard