07/10/2011 08h16 - Atualizado em 19/08/2015 10h30

Duplicação da rodovia que liga Alegre a Coutinho será concluída até o final do ano

A obras de duplicação da ES 482, no trecho que liga o município de Alegre ao distrito de Coutinho, em Cachoeiro de Itapemirim, estão em fase final de execução. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) estima que as obras, resultado de um investimento de R$ 44,9 milhões do Governo do Espírito Santo, serão entregues à população até o final deste ano – desconsiderando períodos prolongados de chuvas, que podem interferir em alguns serviços. Seis entroncamentos de pista foram reformulados, visando aumentar a segurança e o conforto dos motoristas.

As obras compreendem um trecho de 43,8 quilômetros de extensão e fazem parte do Programa Rodoviário Espírito Santo II, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O advogado Marcus Zippiotti, morador de Coutinho, está satisfeito. “A obra está excelente, a gente vê a qualidade do pavimento. Uma obra muito necessária para a nossa comunidade”, disse.

Estão sendo realizados serviços e obras de reabilitação do pavimento, tratamento de interseções, recuperação dos elementos de drenagem, construção de terceira pista, recuperação de cinco pontes, implantação de pontos de ônibus segmentados, implantação de abrigos nas paradas de ônibus e nova sinalização horizontal e vertical.

As interseções foram reformuladas no entroncamento com a ES 483, que dá acesso a Burarama; no acesso principal ao distrito de Pacotuba; no acesso à Escola Agrotécnica de Alegre e Rive; no acesso principal a Rive; e no entroncamento com a ES 181, que permite o acesso a Muniz Freire. O DER também vai implantar uma interseção para a Universidade Federal do Espírito Santo.

Foram construídos novos locais de parada de ônibus e abrigos mais confortáveis em dias de chuva. A estudante Raísia Soares, de 14 anos, moradora de Coutinho, comemora. “Uso ônibus para ir à escola e é um alívio poder sentar enquanto espero”, afirma.

As novas baias ao longo da pista garantem um fluxo melhor de veículos, já que os ônibus não vão mais interromper a pista ao parar para embarque e desembarque de passageiros.

Informações à Imprensa:
Betina Guimarães
Assessoria de Comunicação e Marketing do DER-ES
Tel. 27 3636 4404 / 9754 8048
E-mail: derbetina@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard