24/06/2015 12h40 - Atualizado em 19/08/2015 11h19

Documentos perdidos: índice de devolução pela Ceturb chega a 40%

Uma média de 100 documentos são encontrados, mensalmente, dentro de ônibus e de terminais de integração do Transcol. Desse total, cerca de 40% são recuperados por seus donos. O que muitos não sabem é que na sede da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) funciona um setor de achados e perdidos e que é possível consultar no site da empresa se seu documento se encontra nele.
É o caso de Marcelo Martins Léllis, que perdeu a carteira de motorista e já ia dar baixa no documento e pedir uma segunda via. “Já estava indo ao Detran para providenciar outra CNH. Então resolvi passar no Terminal Carapina e perguntar se, por acaso, eles acharam, Me disseram para vir aqui na Ceturb que talvez estivesse aqui e graças a Deus estava”, comemorou.
Uma das responsáveis pelo atendimento no setor de achados e perdidos, Rosangela Santana de Souza, ressalta que o trabalho da equipe não se restringe a entregar documentos quando são procurados. “Fazemos um trabalho de formiguinha para encontrar os donos dos documentos. Por isso, ressalto que é importante manter na carteira alguma forma de comunicação: um e-mail, um telefone de trabalho ou mesmo um contracheque para que possamos entrar em contato com a empresa onde a pessoa trabalha”.
Rosangela conta que, na semana passada, foi possível entrar em contato com um estudante que perdeu a carteira com documentos. “Entre eles estava uma carteirinha de um curso de natação. Nela estava o nome do rapaz, o número da matrícula e o nome do curso que ele faz na Ufes. Entramos em contato com o Centro Tecnológico e o coordenador colocou vários recados nos quadros de aviso até que o estudante viu e veio aqui buscar sua carteira”.
O mesmo aconteceu com o usuário do Transcol Wilken Souza Barbosa. “Cheguei a fazer boletim de ocorrência, mas meu chefe me avisou que os documentos estavam na Ceturb”, disse. “Por meio do contracheque avisamos ao chefe dele”, completou Rosangela.
Em 2014, foram recolhidos uma média de 1,2 mil documentos, dos quais, 373 foram devolvidos. Neste ano, até o mês de maio, foram cerca de 500 documentos perdidos e 192 foram devolvidos.
Os documentos perdidos ficam na Ceturb-GV durante 60 dias. Após esse período, eles são encaminhados aos órgãos de origem. Também durante esse período, o nome daqueles que têm documentos no setor de achados e perdidos ficam listados no site da empresa (www.ceturb.es.gov.br).
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard