13/05/2013 13h06 - Atualizado em 19/08/2015 10h58

Dia do Automóvel: Detran|ES orienta os condutores para uma direção segura

Nesta segunda-feira (13) comemora-se, no Brasil, o Dia do Automóvel. Pensando nisso, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) destaca algumas orientações importantes para os condutores circularem pelas vias capixabas de forma legal e segura.

Documentação em dia
A documentação do veículo e do motorista em dia é um dos pontos importantes a serem observados no momento em que for conduzir o automóvel. "Com o licenciamento em dia, o proprietário comprova sua aprovação nas inspeções de segurança veicular e de controle de emissões de gases poluentes e de ruídos, exigidos anualmente. Esses fatores ajudam a garantir a segurança de todos que trafegam pelas vias do nosso Estado", ressalta o gerente Operacional do Detran|ES, Pedro Agostinho da Penha.

De acordo com o art. 230, inciso V, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor que for flagrado dirigindo um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado estará cometendo infração gravíssima. Tal infração acarreta as seguintes penalidades: multa no valor de R$ 191,54, perda de sete pontos na carteira e remoção do veículo (medida administrativa).

O licenciamento 2013 será cobrado a partir do segundo semestre do ano. Os boletos são entregues às residências dos proprietários de veículos antecipadamente. Para conseguir renová-lo, o proprietário terá de quitar débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito, além de efetuar o pagamento do seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre ou por sua Carga a Pessoas Transportadas ou Não), caso este não tenha sido pago ainda.

Conservação veicular
Verificar as condições de conservação do automóvel também é necessário para uma direção segura. Itens como pneus, para-brisas, retrovisores, lanternas, entre outros, devem ser conferidos periodicamente ou por ocasião de vistoria para processos de transferência. Pedro Agostinho da Penha alerta também para outros detalhes importantes: "As datas de validade do extintor de incêndio e da troca de óleo também devem ser lembradas, evitando assim que imprevistos aconteçam e, consequentemente, acidentes de trânsito".
O cuidado com o veículo é obrigatório, visto que aqueles que não atenderem às condições de circulação apresentadas pelo CTB serão autuados com base no art. 230, inciso XVIIl. Esse artigo prevê infração grave, com multa no valor de R$127,69, perda de 5 pontos na carteira e retenção do veículo para regularização (medida administrativa), aos motoristas que conduzirem veículo em mau estado de conservação.

Curiosidade
No Brasil, o Dia do Automóvel foi criado em 1934 por Getúlio Vargas, por meio do decreto 24.224. Há três versões para explicar a escolha da data. Uma delas afirma que a data seria uma homenagem à Bertha Benz, esposa de Karl Benz, um dos criadores do primeiro carro para venda no mundo, chamado Motorcar.

A Segunda versão relata que a data teria sido escolhida para comemorar a produção do Belcar, considerado o primeiro carro de passeio brasileiro. E a terceira versão afirma que o dia 13 foi escolhido em função da abertura da primeira estrada pavimentado do Brasil: A rodovia que liga a cidade do Rio de Janeiro a Petrópolis, cuja inauguração foi em 13 de maio de 1926.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES

Eduardo Brinco (27) 3137-2627/ 9943-7060
eduardo.brinco@detran.es.gov.br
Karla Danielle Secatto (27) 3137-2627
karla.secatto@detran.es.gov.br
Fátima Negrelli (27) 3137-1652
fatimanegrelli@detran.es.gov.br
Vitor Possatti (27) 3137-2627
vitor.possatti@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard