05/05/2014 13h42 - Atualizado em 19/08/2015 11h08

Detran|ES receberá infratores de trânsito para cumprimento de medida alternativa

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) dá início nesta semana ao projeto “Humanização do Trânsito e formação de Agentes Educadores”. Nele, os motoristas que cumprem penas e medidas alternativas em liberdade por delitos cometidos no trânsito participarão de um curso básico e depois atuarão junto com a Coordenação de Campanhas Educativas e Projetos Especiais do Detran|ES ministrando palestras e participando de ações educativas realizadas pelo órgão.

O projeto é realizado pelo Detran|ES em parceria com a Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas, e busca integrar os condutores condenados por crimes cometidos no trânsito a ações educativas, formando mais agentes educadores de trânsito e evitando a reincidência de infrações dos condutores envolvidos.

Para a psicóloga do Núcleo de Atendimento e Reintegração Psicossocial às Vítimas de Acidente de Trânsito e seus Familiares – Narptran, Jéssica Castilho, por meio da prestação de serviços à comunidade, o infrator envolve-se com a temática da segurança do trânsito. “Acreditamos que a pena alternativa permitirá que o motorista condenado por crime no trânsito reflita quanto seus atos, e esperamos formar agentes de trânsito, que além de mudar seu comportamento, contribuirão nas ações em que participarão para conscientizar demais motoristas e pedestres”.

O motorista infrator irá participar de curso com duração de 32 horas, que terá início nesta segunda-feira (05). Serão abordadas as temáticas de “Ética e moral no trânsito”, “Direitos Humanos e Cidadania no Trânsito”, “Espaço Público e Privado no Trânsito”. Ao final do curso e após avaliação, o condutor cumprirá 28 horas de serviço junto com a Coordenação de Campanhas Educativas.

O diretor geral do Detran, Carlos Lopes, explica que o projeto busca mudar a punição do motorista infrator, e promover mais segurança nas vias. “Esse motorista será inserido na discussão da segurança do trânsito e quebrará um ciclo, pois deixará de ser infrator e atuará um agente educativo. Queremos que esse cidadão possa retornar as vias com comportamento exemplar, e que consigamos que nossos motoristas sejam prudentes, para que as vias se tornem mais seguras”.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Eduardo Brinco
(27)3137-1652 / 99943-7060
eduardo.brinco@detran.es.gov.br
Karla Danielle Secatto
(27)3137-2627 / 99979-1779
karla.secatto@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard