10/12/2014 11h06 - Atualizado em 19/08/2015 11h09

Detran|ES lança programa interativo de educação no trânsito para estudantes

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), lançou nesta terça-feira (09) o “Nosso Trânsito”, que é um programa Interativo de educação para o trânsito nas escolas de ensino médio. O investimento do Governo do Estado é de R$ 3.254.183,33, para atender a mais de 80 mil alunos do ensino médio atendidos em 287 escolas em toda a Rede Estadual de todos os 78 municípios.

Realizado em parceria com o Instituto Futura, que trabalha com orientação do professor e antropólogo Roberto DaMatta, o Detran|ES e a Secretaria de Educação (Sedu), o Nosso Trânsito foi desenvolvido com objetivo de fomentar a discussão do tema trânsito com alunos de ensino médio.

“A mudança no comportamento de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres passa pela conscientização democrática e pela prática ética, por isso é necessária uma mudança cultural da sociedade, abandonando assim as formas tradicionais enraizadas na cultura brasileira, por isso estamos investindo em educação no trânsito nas escolas a fim de conscientizar sobre o respeito ás leis e ao próximo e levar uma cultura de valorização da vida humana”, afirma do diretor geral do Detran|ES, Carlos Lopes.

Para o secretário da Educação, Klinger Barbosa, a parceria entre Detran|ES e Sedu é fundamental para a execução do programa. “Essa é uma iniciativa muito importante, temos um programa com roupagem acessível para o desenvolvimento cidadão dos nossos alunos. Desde a conceituação, passando pela linguagem, conteúdo, plataformas de utilização, tudo isso é elaborado de modo que dialogue com os jovens, para que eles possam utilizar e aprender sobre a igualdade e inclusão no trânsito”.

O orientador do projeto, o antropólogo Roberto DaMatta, destaca que um dos objetivos é reforçar junto aos estudantes a responsabilidade individual enquanto pedestres e condutores. “Disponibilizar esse programa no telefone, tão utilizado pelos jovens, é uma forma de aproximar essa informação necessária para a formação dos estudantes para o trânsito. Temos que criar a consciência de que cada um é responsável por seus atos no trânsito, e incentivá-los a compartilhar essas informações com seus amigos e familiares”.

O “Nosso Trânsito” conta com 12 eixos temáticos: Igualdade e inclusão; Sustentabilidade e mobilidade urbana; Juventude; Herança histórico-cultura; Trânsito e legislação; Vítimas e relações de soliedariedade; Mídia; Experiências internacionais; Situações do cotidiano; A casa e a rua; Igualdade no trânsito e relações; e o Trânsito do futuro.

A plataforma pode ser acessada no site: nossotransito.detran.es.gov.br .
Nela, o aluno cria o perfil, além de poder associar com o Facebook, Twitter e Google Plus e tem acesso ao conteúdo.

Participaram do lançamento do Nosso Trânsito o diretor-geral do Detran|ES, Carlos Lopes; o diretor de Habilitação e Veículos, Cláudio de Almeida Thiago Soares; o diretor Técnico, Tarcílio Deorce; o diretor Administrativo, Financeiro e de Recursos Humanos, José Antônio Colodete; o secretário de Educação, Klinger Marcos Barbosa Alves; o antropólogo Roberto DaMatta; dentre outras autoridades.

Nosso Trânsito

O “Nosso Trânsito” foi constituído em três fases: o lançamento do livro “Fé em Deus e pé na tábua”, do antropólogo Roberto DaMatta; o projeto de educação para o trânsito: ‘Ser, Saber, Fazer’, em que houve um período de discussão entre os docentes e os alunos para captação de informações necessárias para a confecção de um Game Based Learning; e o material didático “Nosso trânsito”.

Dentro da cidade virtual os alunos poderão fazer escolhas que irão desde posicionamento de sinais de trânsito, tipos de veículos que trafegam nas principais vias, controle da velocidade dos veículos, a partir de regras estabelecidas baseadas na legislação de trânsito vigente.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Eduardo Brinco
(27) 3137-1652 / 99943-7060
eduardo.brinco@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard