26/09/2014 11h10 - Atualizado em 19/08/2015 11h08

Detran|ES encerra Semana Nacional do Trânsito voltada aos pedestres

No período entre os dias 18 e 25 de setembro foi realizada em todo o país a Semana Nacional de Trânsito. Na tarde dessa quinta-feira (25), a promotora Dra. Paula Almeida Pazolini ministrou a palestra de encerramento no Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES). Na apresentação, ela reforçou a necessidade de conscientização dos cidadãos, apontando que a responsabilidade de educar os filhos inclui a formação para o trânsito.

“O Estado age com repressão, com as multas e suspensão do direito de dirigir, mas isso é para retirar das vias os condutores irresponsáveis, que põem em risco a sua própria vida e a dos demais, e isso só ocorre por conta de uma falha na educação, que vem desde que aquele indivíduo é criança. E esse é um processo do qual devem participar as famílias, as escolas, a sociedade civil organizada e o Estado”, destacou.

Participaram do evento o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, Coronel Edmilton, o subcomandante do Batalhão de Trânsito, Major Bongestab, o diretor geral do Detran|ES, Carlos Lopes, e os diretores do Detran|ES, de habilitação e veículos, Cláudio Thiago, administrativo financeiro, José Antonio Colodete e o diretor técnico, Tarcílio Deorce.

A equipe de educação de trânsito do órgão apresentou uma pequena peça de teatro, que é encenada para as crianças que visitam o Espaço Circular.
A esquete busca apresentar aos estudantes as regras de trânsito que eles já devem cumprir, como usar o cinto de segurança, e não usar celular ao andar na rua, pois pode ficar desatento ao que acontece ao redor.

O diretor geral do Detran|ES, Carlos Lopes, avalia que o evento permitiu discutir e por em foco as medidas que colaborem com a segurança de todos no trânsito.

“O foco da Semana Nacional desse ano eram os pedestres e como relembramos durante os eventos: somos todos pedestres. Devemos exercer a cidadania e respeitar o pedestre enquanto estivermos conduzindo algum veículo, para garantir a sua segurança. Mas também devemos utilizar os meios que garantam a nossa segurança enquanto pedestres, como utilizar as calçadas e atravessar nas faixas de pedestres, aguardando os semáforos. Essa foi mais uma ação, intensificada, da programação da campanha educativa do Detran|ES, que certamente proporcionou um crescimento a todos os adultos e crianças que participaram”, pontuou.

Programação

Entre os dias 18 e 25 de setembro, a equipe de educação para o trânsito do Detran|ES visitou os municípios de Colatina, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares para promover a I Gincana Cultural e Pedagógica. Os alunos de escolas do ensino fundamental puderam debater e conhecer a temática da segurança no trânsito. Como resultado, eles produziram redações, ilustrações, maquetes e diversas outras atividades.

No Centro Social de Educação para o Trânsito, o Espaço Circular do Detran, alunos de escolas do ensino fundamental interagiram com a Turminha do Espaço Circular, composta por quatro personagens: o guarda de trânsito Juca, o Tio Beto, do transporte escolar, e a Dalinha e o Magu.

Por meio de brincadeiras e teatros, as crianças aprendem que devem só andar na calçada, que devem atravessar a rua acompanhadas de adultos, na faixa de pedestre, e sempre obedecendo ao sinal, entre outros.

O Detran|ES também promoveu diversas palestras no auditório ‘Mário Siqueira do Nascimento’, na Sede, tendo recebido motoristas profissionais, cicloativistas, instrutores de autoescolas, dentre outros.

Semana Nacional de Trânsito

Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito, é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida" focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. A Semana deve ter uma abrangência nacional e mostrar a mudança de postura de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes.

O evento desse ano abordou questões relacionadas ao tema “Cidade para as pessoas: Proteção e prioridade aos pedestres”.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Eduardo Brinco
eduardo.brinco@detran.es.gov.br
Texto: Karla Danielle Secatto / Ellen Barbosa
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard