14/11/2013 13h18 - Atualizado em 19/08/2015 11h00

Detran|ES dá dicas para quem vai pegar a estrada no feriado

Com o feriado da Proclamação da República nesta sexta-feira (15), muitos motoristas aproveitarão o final de semana prolongado para pegar a estrada e aproveitar as praias do Espírito Santo, as montanhas ou o interior.

O condutor, entretanto, precisa verificar alguns documentos e itens de segurança antes de viajar, para garantir um passeio tranquilo. O gerente operacional do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) lembra que os motoristas só podem conduzir se estiverem devidamente habilitados, com CNH e documentos do carro em dia.

“Nenhum condutor deve arriscar-se a sair sem verificar se o veículo está em bom estado de conservação e sem conferir os itens de segurança do automóvel. Não menos importante é a conferência da validade dos documentos. Conduzir com CNH vencida é uma infração gravíssima que pode acarretar no recolhimento do automóvel”, alerta o gerente.

Os motoristas que forem pegos conduzindo com a CNH vencida há mais de 30 dias terão sete pontos acumulados, deverão pagar multa e o veículo pode ser encaminhado a um pátio se não houver condutor hábil a conduzir.

O Código de Trânsito Brasileiro prevê também a detenção de seis meses a um ano, ou multa, àqueles que estiverem dirigindo sem permissão ou habilitação.

O gerente operacional do Detran|ES destaca que os condutores também devem atentar-se aos itens de segurança do automóvel, conferindo a validade do extintor de incêndio, verificando o funcionamento e o estado de conservação de pneus, sistema de iluminação, freios e limpadores de para-brisa.

“Outro item fundamental é o cinto de segurança. Todos no veículo devem utilizar esse item, motorista e demais passageiros, inclusive os do banco traseiro. Os pais não podem esquecer que crianças devem ser transportadas nas cadeirinhas, apropriadas conforme idade e tamanho da criança. Além disso, não podem transportar crianças menores de sete anos no banco dianteiro”, disse o gerente.

De acordo com Pedro Agostinho, todas as orientações buscam evitar problemas no percurso, garantindo a segurança na via. Ele orienta os condutores a verificarem o nível do óleo, gasolina, baterias, realizando uma rigorosa revisão no automóvel.

“Além de todo esse cuidado, fica o alerta ao motorista e aos passageiros que zelem pela segurança. Motoristas imprudentes colocam todos em risco, por isso pedimos que os condutores respeitem a velocidade da via, não façam ultrapassagens em locais proibidos ou manobras perigosas, que não conduzam caso estejam sonolentos ou sob efeito de bebidas alcoólicas ou demais drogas”, afirma Pedro.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Eduardo Brinco
(27)3137-1652 / 9943-7060
eduardo.brinco@detran.es.gov.br
Karla Danielle Secatto
(27)3137-2627 / 9979-1779
karla.secatto@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard