05/04/2013 13h46 - Atualizado em 19/08/2015 10h58

DETRAN|ES dá dicas para aproveitar a Festa da Penha

Feriado prolongado chegando, comemorações religiosas a vista, diversão com a família garantida, mas o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) faz um alerta para os motoristas aproveitaram as vias públicas e estradas com segurança. Em época de feriado prolongado a atenção deve ser redobrada, então fique atento a todas as dicas do DETRAN|ES:

Sinalização das Placas
A sinalização das placas em espaços culturais sempre é bem realizada. Cabe ao motorista se certificar se está na mão de direção correta, no nível permitido de velocidade para uma zona urbana e lembrar-se de estacionar seu veículo em local regulamentado. O estacionamento em local impróprio pode acarretar remoção do veículo e multa de R$ 127,69.

Fiscalização e Semáforos
Quem for participar da Festa da Penha na região da Prainha, em Vila Velha, deve prestar atenção aos semáforos, placas de regulamentação e, principalmente, a orientação dos agentes dos municipais. No local do evento o DETRAN, em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, fará ações educativas no local.

Pedestres
A movimentação de pessoas, em forma de procissão, pelas ruas também deve ser respeitada. A utilização da calçada sempre é recomendada para os pedestres, realizando a travessia da pista somente nos locais onde existir uma faixa ou um semáforo. Já os motoristas devem ficar atentos à movimentação nas laterais das pistas, dar preferência aos pedestres em espera na faixa e tomar cuidado com o estacionamento do veículo, utilizando a visão dos retrovisores.

Documentação Veicular
O DETRAN|ES lembra que o licenciamento anual do veículo deve estar em dia e que o motorista deve portar a Carteira Nacional de Habilitação dentro da data de validade. Caso o condutor seja flagrado dirigindo sem a carteira de habilitação, será multado em R$ 53,20 e perderá três pontos. No caso do veículo não estar devidamente licenciado, a multa é de R$ 127,69, com a perda de cinco pontos na CNH.

Itens de Segurança
A preocupação com os itens de segurança também é importante. Certifique-se de que as luzes do veículo estão funcionando, e que as pastilhas de discos e tambor estejam em bom estado. Os pneus devem sempre estar em boas condições, com a calibragem correta, o que assegura a durabilidade, e lembre-se de conferir o step do veículo. O motorista ainda deve conferir o nível de combustível para evitar transtornos num local de grande movimentação.

Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Ana Luiza Freitas (27)3137-2627 / (27)9943-7060