20/02/2014 12h20 - Atualizado em 19/08/2015 11h08

Detran|ES alerta foliões sobre cuidados no trânsito durante o Carnaval de Vitória

O Carnaval de Vitória acontece esta semana e muitos foliões saem de casa para prestigiarem o desfile das escolas de samba e se divertirem com os amigos e familiares. E, para que a alegria dessa data não seja substituída por imprevistos desagradáveis, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) orienta motoristas e pedestres sobre segurança no trânsito.

No período de festa, que começa nesta quinta-feira (20) e segue até sábado (22), a movimentação de pessoas nas ruas costuma ser maior, por isso os condutores devem dobrar a atenção e reduzir a velocidade nesses locais. Os pedestres também precisam ter atenção: a utilização da calçada sempre é recomendada e a travessia da pista deve ser realizada somente onde existir faixa ou semáforo.

A sinalização é outro ponto a ser respeitado. Cabe ao motorista certificar-se se está na mão de direção correta, no nível permitido de velocidade para uma zona urbana e se a área onde vai estacionar o automóvel é regulamentada. O estacionamento em local impróprio pode acarretar em remoção do veículo, multa no valor de R$ 127,69, perda de cinco pontos na carteira, entre outros transtornos.

Documentos e manutenção do automóvel em dia também são relevantes. O licenciamento anual do veículo e a habilitação do condutor precisam ser portados e estar dentro do prazo de validade. Luzes do veículo, pneus, retrovisores e demais itens devem estar em boas condições.

O gerente-operacional do Detran|ES, Pedro Agostinho, alerta os cidadãos sobre outros cuidados essenciais: “O cinto de segurança e a cadeirinha para transporte de crianças são itens indispensáveis para a circulação. Outro detalhe importante é não combinar bebida alcoólica e direção veicular.

Por isso, aqueles que forem beber devem voltar para casa de táxi, ônibus ou entregar o veículo à uma pessoa habilitada e que não tenha ingerido álcool. Caso contrário as consequências podem ser muito desagradáveis”.

Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Eduardo Brinco