08/07/2011 07h29 - Atualizado em 19/08/2015 10h30

DER vai construir muro de contenção em Alegre

O secretário dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, autorizou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) a contratar as obras de recuperação do trecho impactado na ES 482, em Alegre, na próxima semana. Damasceno solicitou que o município desocupe a área de risco e abrigue as famílias.

Na próxima terça-feira (12), o DER receberá da Geo Rio o programa com as orientações técnicas e o projeto de engenharia de um muro de contenção que será construído naquele trecho da ES 482, em Alegre. No local houve um deslizamento em decorrência de chuvas nas últimas semanas. O muro vai eliminar o risco de desabamentos no trecho.

Durante a semana passada, os técnicos da Geo Rio estiveram no local, juntamente com uma equipe do DER, e fizeram um estudo geotécnico minucioso para contemplar de maneira definitiva a contenção da encosta.

O trecho se encontra em uma área de encostas com talude, de solo siltoso, uma espécie de barro que apresenta baixa aderência e baixa capacidade de coesão. Desta maneira, quando molhado, o solo ‘incha’ e depois de seco, esfarela.

Na manhã desta sexta-feira (08), o secretário dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, e a diretora geral do DER, Tereza Maria Sepulcri Netto Casotti, estiveram no local impactado.

O DER vai implantar o sistema Pare e Siga, no local, e será destacada uma equipe para orientar o condutor no trecho interrompido, garantindo o tráfego no local e a segurança dos motoristas que utilizam aquele trecho da rodovia.

O DER também informa que, devido ao deslizamento, decide interditar parcialmente as pistas de rolamento da via e proibir o tráfego de veículos acima de 12 toneladas/PBT (Peso Bruto Total), por prazo indeterminado. A interdição ocorrerá a partir das 08 (oito) horas deste sábado (09) e visa garantir a segurança de todos os usuários da rodovia e dos moradores das comunidades locais, cumprindo, assim uma determinação do Código de Trânsito Brasileiro.

O DER recomenda que os veículos deste porte procurem vias alternativas, conforme aponta o mapa. O Departamento informa ainda que está trabalhando para normalizar a situação do trecho no menor prazo possível.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard