18/10/2012 12h51 - Atualizado em
19/08/2015 10h31
Consórcio analisa pavimento das vias dos corredores exclusivos para ônibus
O consórcio vencedor do projeto executivo do BRT – corredores exclusivos para ônibus, a ser implantado na Grande Vitória, está avaliando a qualidade do pavimento das vias que vão receber os corredores exclusivos para ônibus em Vitória, Cariacica, Serra e Vila Velha. A previsão do consórcio é de fazer essa avaliação em três dias, a partir desta terça-feira (16), no período entre 20h e 6h, para evitar transtornos no trânsito.
O estudo faz parte das análises que estão sendo feitas para o desenvolvimento do projeto executivo, dentro dos critérios estabelecidos, em edital, pela Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), órgão responsável pelo desenvolvimento e pela implantação do Programa de Mobilidade Metropolitana, onde o BRT (Bus Rapid Transit) está inserido. Os resultados não são imediatos, e essas informações colhidas ainda passarão por análises técnicas.
Para fazer essa avaliação do pavimento, o consórcio deve contar com a ajuda da Guarda Municipal, sinalizando todo o percurso por onde eles vão passar. Será usado um caminhão especial para tal medição, que percorrerá os trechos respeitando a velocidade máxima permitida nas vias.
O veículo usado para o estudo levará uma carga total de 8,2 toneladas, e deve parar a cada 40 metros percorridos, ficando no local por cerca de 15 segundos. Em cada parada será feita uma leitura de deflexão do pavimento, para saber a qualidade do mesmo e, assim, permitir a indicação da melhor forma de implantar o BRT nas vias da Grande Vitória.
“Essa avaliação é fundamental para validar a forma como será feita a implantação do BRT nas vias da Grande Vitória. É um estudo padrão, necessário para o andamento do projeto executivo, e essencial para a qualidade do serviço que será implantado”, afirma o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.
O método, chamado de FWD, que em português significa ‘Quebra de Piso Deflexão’, é usado em locais onde é necessário fazer uma análise de pavimentação para saber sua qualidade e a melhor forma de implantação do BRT no local, visando maior durabilidade do pavimento.
O consórcio começou, nesta terça-feira (16), a avaliação no trecho entre a BR 101 Norte, na altura do Vitória Apart Hospital, até a Avenida Nossa Senhora da Penha, passando pela Avenida Fernando Ferrari. A análise é feita nos dois sentidos, sempre na faixa à direita, totalizando 62 quilômetros de vias percorridos em três dias. Praticamente todo o percurso da primeira etapa do BRT será analisado.
Histórico
Para a execução do projeto executivo do BRT (Bus Rapid Transit), foi assinado, pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), no mês de julho deste ano, um consórcio com três empresas especialistas em transporte coletivo: Planservi Engenharia Ltda, Logit Engenharia Ltda e Única Consultores de Engenharia Urbana.
As três empresas formam o consórcio Planservi-Única-Logit, e já receberam ordem de serviço para desenvolver o projeto executivo do BRT, nos primeiros 32 quilômetros de implantação do novo modelo de transporte coletivo da Grande Vitória. O consórcio tem duração de 18 meses.
O projeto da primeira fase do BRT prevê faixas exclusivas centrais, com ultrapassagem nas estações de embarque de desembarque de passageiros; estações de embarque/desembarque, com plataforma na altura do piso dos ônibus quando estas estiverem localizadas à esquerda, e que serão fechadas, com cobrança de tarifa externa aos veículos; ônibus modernos e com portas à esquerda ou dos dois lados, quando necessário; nova rede metropolitana de linhas, obtidas a partir da otimização e integração física ou temporal dos serviços existentes; controle da operação e comunicação geral por Intelligent Transportation System – ITS (Sistema de Transporte Inteligente); além de novo modelo institucional, baseado nos princípios da gestão compartilhada entre os entes federativos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setop Maurílio Mendonça Tel: 27 3636-9617 / 9697-6783 E-mail: maurilio.mendonca@setop.es.gov.br
O estudo faz parte das análises que estão sendo feitas para o desenvolvimento do projeto executivo, dentro dos critérios estabelecidos, em edital, pela Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), órgão responsável pelo desenvolvimento e pela implantação do Programa de Mobilidade Metropolitana, onde o BRT (Bus Rapid Transit) está inserido. Os resultados não são imediatos, e essas informações colhidas ainda passarão por análises técnicas.
Para fazer essa avaliação do pavimento, o consórcio deve contar com a ajuda da Guarda Municipal, sinalizando todo o percurso por onde eles vão passar. Será usado um caminhão especial para tal medição, que percorrerá os trechos respeitando a velocidade máxima permitida nas vias.
O veículo usado para o estudo levará uma carga total de 8,2 toneladas, e deve parar a cada 40 metros percorridos, ficando no local por cerca de 15 segundos. Em cada parada será feita uma leitura de deflexão do pavimento, para saber a qualidade do mesmo e, assim, permitir a indicação da melhor forma de implantar o BRT nas vias da Grande Vitória.
“Essa avaliação é fundamental para validar a forma como será feita a implantação do BRT nas vias da Grande Vitória. É um estudo padrão, necessário para o andamento do projeto executivo, e essencial para a qualidade do serviço que será implantado”, afirma o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.
O método, chamado de FWD, que em português significa ‘Quebra de Piso Deflexão’, é usado em locais onde é necessário fazer uma análise de pavimentação para saber sua qualidade e a melhor forma de implantação do BRT no local, visando maior durabilidade do pavimento.
O consórcio começou, nesta terça-feira (16), a avaliação no trecho entre a BR 101 Norte, na altura do Vitória Apart Hospital, até a Avenida Nossa Senhora da Penha, passando pela Avenida Fernando Ferrari. A análise é feita nos dois sentidos, sempre na faixa à direita, totalizando 62 quilômetros de vias percorridos em três dias. Praticamente todo o percurso da primeira etapa do BRT será analisado.
Histórico
Para a execução do projeto executivo do BRT (Bus Rapid Transit), foi assinado, pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), no mês de julho deste ano, um consórcio com três empresas especialistas em transporte coletivo: Planservi Engenharia Ltda, Logit Engenharia Ltda e Única Consultores de Engenharia Urbana.
As três empresas formam o consórcio Planservi-Única-Logit, e já receberam ordem de serviço para desenvolver o projeto executivo do BRT, nos primeiros 32 quilômetros de implantação do novo modelo de transporte coletivo da Grande Vitória. O consórcio tem duração de 18 meses.
O projeto da primeira fase do BRT prevê faixas exclusivas centrais, com ultrapassagem nas estações de embarque de desembarque de passageiros; estações de embarque/desembarque, com plataforma na altura do piso dos ônibus quando estas estiverem localizadas à esquerda, e que serão fechadas, com cobrança de tarifa externa aos veículos; ônibus modernos e com portas à esquerda ou dos dois lados, quando necessário; nova rede metropolitana de linhas, obtidas a partir da otimização e integração física ou temporal dos serviços existentes; controle da operação e comunicação geral por Intelligent Transportation System – ITS (Sistema de Transporte Inteligente); além de novo modelo institucional, baseado nos princípios da gestão compartilhada entre os entes federativos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setop Maurílio Mendonça Tel: 27 3636-9617 / 9697-6783 E-mail: maurilio.mendonca@setop.es.gov.br