18/04/2013 13h49 - Atualizado em 19/08/2015 10h58

Combate à dengue e vacinação contra a gripe nos terminais de Itacibá e Campo Grande

Os terminais de integração do Transcol em Campo Grande e em Itacibá contarão com uma programação diferente nesta sexta-feira (19) e sábado (20), com ações de saúde realizadas pela Prefeitura de Cariacica em parceria com a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV). A equipe da prefeitura vai orientar os usuários do transporte coletivo sobre o combate à dengue, além de vacinar a população contra a gripe, dentro da campanha nacional, que vai até o dia 26 de abril.

Nesta sexta-feira, a ação acontece no Terminal Campo Grande. Das 8h às 12 horas, uma equipe vai dar informações sobre os cuidados para combater a dengue e as providências a serem tomadas no caso de acidentes naturais, como chuvas e enchentes. Também haverá encenação teatral sobre o tema e orientações para identificar os sintomas da doença.

Vacinação

O sábado (20), Dia ‘D’ da campanha de vacinação contra a gripe, uma equipe da prefeitura estará, das 8h às 17 horas, nos terminais Campo Grande e Itacibá para imunizar o público-alvo. Na última ação, realizada nos dias 11e 12 de abril, nos dois terminais, foram vacinados 275 usuários do Transcol. Durante esses dois dias foi realizada a vacinação de idosos com idade igual ou acima dos 60 anos, trabalhadores de saúde que fazem atendimento às pessoas com influenza (gripe), indígenas, crianças com idade a partir dos seis meses e menores que dois anos, gestantes e mães (até 45 dias depois do parto).

A campanha anual contra a gripe vai até o dia 26 deste mês. A meta é vacinar, no mínimo, 80% do público-alvo. A vacina é contraindicada para quem tem alergia grave ao ovo de galinha e seus derivados, ou a qualquer componente da vacina. Ela é eficaz e segura e não causa a doença, uma vez que é produzida a partir de vírus mortos e fragmentados.

A imunidade ocorre de dez a 15 dias após a vacinação. A revacinação é anual e é recomendável que seja realizada nos meses que antecedem o inverno, período de maior incidência da doença. Pode ser administrada em mulheres grávidas, em qualquer período gestacional. Já as crianças que estão tomando a vacina pela primeira vez, deverão receber duas doses, com um mês de intervalo.