30/06/2014 10h49 - Atualizado em 19/08/2015 11h08

Cobrança anual de licenciamento tem início nesta terça-feira (01º)

Proprietários de veículos registrados no Estado devem estar atentos ao calendário de cobrança anual do licenciamento, que terá início nesta terça-feira (01º). O calendário com os vencimentos está disponível para consulta no site do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES).

Os veículos em que as placas terminam com os números 1 e 2 fazem parte do primeiro lote, com pagamento previsto para o mês de julho. O mês para o pagamento da taxa é determinado pelos números finais da placa e o encerramento da arrecadação será em novembro com as placas de término 9 e 0.

O diretor de habilitação e veículos, Claudio Thiago, orienta os proprietários que não receberam ou que perderam o boleto de cobrança a entrarem no site do Detran|ES, www.detran.es.gov.br, informar a placa do automóvel e o número do Renavam para ser direcionado às informações sobre o automóvel, e imprimir a segunda via do DUA para efetuar o pagamento.

“Aquele proprietário que não efetuar o pagamento do licenciamento está cometendo uma infração de trânsito gravíssima, com previsão de multa de R$ 191,54, apreensão do veículo e, ainda, sete pontos na carteira”, alerta o diretor.
Através do licenciamento se obtém uma permissão para trafegar em vias públicas com o veículo. Sendo comprovado por meio do Certificado de Registro e Licenciamento Anual (CRLA), o pagamento é feito em cota única e sem isenção de taxa.

O processo de renovação compreende o recolhimento dos impostos, taxas e multas devidas pelo proprietário do veículo, conforme calendário. Junto com o Licenciamento é cobrado o Seguro Obrigatório (DPVAT), para aqueles que não quitaram a dívida junto com o IPVA. O calendário de pagamento está disponível no site do Detran|ES.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Eduardo Brinco
(27)3137-1652 / 99943-7060
eduardo.brinco@detran.es.gov.br
Karla Danielle Secatto
(27)3137-2627 / 99979-1779
karla.secatto@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard