04/12/2012 12h07 - Atualizado em 19/08/2015 10h32

Cinco projetos do PMM foram apresentados ao PAC Médias Cidades

Cinco projetos do Programa Mobilidade Metropolitana (PMM), do Governo do Espírito Santo, foram apresentados ao Ministério das Cidades, dentro do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC) que se propõe a atender as obras de mobilidade urbana em médias cidades, com população de 250 mil a 700 mil habitantes. A última das cinco propostas foi incluída, nesta quinta-feira (29), durante reunião, em Brasília, com a Secretaria Federal de Mobilidade Urbana, no rol de projetos que será analisado pelo Governo Federal para fazer parte das obras que serão financiadas pela União.

O Ministério das Cidades pretende investir cerca de R$ 7 bilhões, por meio de financiamento, para atender as 75 médias cidades brasileiras, ou os governos estaduais que tenham projetos voltados a esses municípios. A Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas apresentou obras planejadas para atender à mobilidade urbana, de forma integrada, especialmente para os moradores de Vitória, Cariacica, Serra e Vila Velha.

O quinto projeto apresentado à União, pela Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), é a construção do Portal Serra Norte, um novo terminal a ser incluído no sistema Transcol, para a região de Serra-sede. “O objetivo do Estado na construção desse novo terminal é de otimizar o sistema do transporte coletivo e, assim, melhor atender aos usuários do transporte coletivo metropolitano que moram ou trabalham na região mais ao norte do município da Serra e em Fundão”, aponta o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.

Além desse projeto, outras quatro obras do PMM foram apresentadas à União. Todas elas têm o objetivo comum de beneficiar o transporte coletivo, além do trânsito de ciclistas e de pedestres, dando mais trafegabilidade aos ônibus. E, dessa forma, ainda atender a uma das exigências da nova lei federal de mobilidade urbana, aprovada neste ano.

“A legislação, agora, beneficia projetos que valorizem o transporte público, os pedestres e os ciclistas, em detrimento do transporte individual. Estamos confiantes e determinados em conseguir um financiamento da União, próximo de R$ 300 milhões, para realizar as cinco obras de interesse metropolitano, todas com foco em melhorar o transporte público da Grande Vitória”, alerta o secretário Fábio Damasceno.

Informações à Imprensa:
Maurílio Mendonça
Assessor de Comunicação da Setop
3636-9617 / 9697-6783
maurilio.mendonca@setop.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard