28/03/2013 11h51 - Atualizado em 19/08/2015 10h58

Chuva pede cuidado redobrado na direção

Dentre os cuidados necessários na estrada, a chuva é um motivo a mais para se redobrar a atenção na direção. O asfalto, quando molhado, fica escorregadio, dificultando a frenagem e facilitando a ocorrência de acidentes. A visibilidade do motorista também diminui e por isso, reduzir a velocidade e praticar a direção defensiva são medidas essenciais.

O gerente Operacional do Detran|ES, Pedro Agostinho da Penha, ressaltou a importância de o motorista praticar a direção defensiva: "Todo cuidado é pouco quando se trata de preservação da vida. E esse cuidado deve ser redobrado quando o condutor viaja em períodos chuvosos, uma vez que os riscos de acidentes são maiores. Além disso, devem se precaver os motoristas que não conhecem as rodovias ou que nunca conduziram o veículo em longas viagens".

As recomendações básicas, independente de chuva fina ou forte, são: diminuir a velocidade, acender o farol baixo, ligar o limpador de para-brisa (que deve estar em bom estado de conservação), o desembaçador e manter a distância de pelo menos dois carros em relação ao automóvel da sua frente.

Para aumentar a eficiência do limpador de para-brisa, mantenha as borrachas das palhetas e os vidros limpos e adicione ao reservatório de água do "esguichador" uma colher de sopa de detergente neutro ou os aditivos vendidos em postos de gasolina, centros automotivos e até supermercados.

Quando os vidros derem os primeiros sinais de que irão embaçar, passe um pano limpo, e jamais use as mãos, pois a gordura natural da pele só aumentará o problema. Caso já estejam embaçados, a orientação é ligar o ventilador interno ou o ar-condicionado do veículo. Se não for possível, o motorista deve tentar deixar os vidros laterais um pouco abertos para criar a circulação de ar.

Aquaplanagem
Ao perceber que o veículo está "dançando" na pista, como se estivesse boiando, o motorista deve diminuir a velocidade para evitar a aquaplanagem dos pneus. Ao diminuir a velocidade, o veículo ganha peso e volta a tocar os pneus no solo.
A aquaplanagem é um fenômeno relativamente comum em veículos e ocorre quando os pneus não conseguem tocar o solo devido a uma lâmina de água. O problema pode ocorrer com qualquer veículo, entretanto, acontece com mais frequência em carros com pneus "carecas", pois estes não possuem mais os sulcos de escoamento de água.

Alguns cuidados em período chuvoso:
- Se estiver em movimento, não ligue o pisca alerta. Este tipo de iluminação só deve ser acionado se o veículo estiver parado.
- Ao dirigir de forma defensiva, o motorista diminui as chances de se envolver em acidentes;
- Fique sempre atento e mantenha distância do carro à sua frente;
- Planeje o que fazer e sinalize todas as mudanças de pistas;
- Não freie bruscamente sem necessidade;
- Não faça ultrapassagens perigosas;
- Ultrapasse outros veículos somente pela esquerda;
- Tome cuidado redobrado com os pedestres, pois quando a chuva começa ocorre a típica correria atrás de abrigo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES

Ana Luiza Freitas (27)3137-2627 / (27)9943-7060
ana.fernandes@detran.es.gov.br

Fátima Negrelli (27)3137-1652
fatimanegrelli@detran.es.gov.br

Vitor Possatti (27)3137-2627
vitor.possatti@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard