15/02/2013 13h01 - Atualizado em 19/08/2015 10h58

Casagrande visita Kleber Andrade e vê estádio ganhar novas formas

O governador Renato Casagrande visitou, na manhã desta sexta-feira (15), as obras do Estádio Estadual Kleber Andrade e gostou do que viu. O maior palco do esporte capixaba está ganhando forma e já tem a Arquibancada B concluída. A obra atingiu 40% de seu total e tem previsão para inauguração em fevereiro de 2014. O investimento do Governo do Estado na nova praça é de aproximadamente R$ 130 milhões e, além do futebol, atenderá ao atletismo e contará com um prédio educacional com estrutura para a prática de esportes e projetos sociais.
Durante a visita, o governador destacou a desapropriação da área do antigo Vita Shopping, em Cariacica, um terreno de mais de 28 mil metros quadrados que será usado nas obras de construção do Estádio Kléber Andrade e, ainda, na obra de melhoria de vias de acesso ao estádio. Essa área poderá ser usada como novo estacionamento para o Kléber Andrade.
“O Kleber Andrade é mais que um campo de futebol, é um complexo esportivo e será usado como um instrumento de inclusão social. Hoje são 330 pessoas trabalhando. E em três meses esse número vai chegar a 600. Cariacica e todo o Espírito Santo merecem um investimento deste porte. Serão 22 mil lugares, pista de atletismo, tudo atendendo às normas necessárias para grandes competições”, explicou Renato Casagrande.
Quando pronta, a construção terá mais de 350 metros de largura possuindo um pórtico monumental de acesso com mais de 80 metros de comprimento, chegando, o anel coberto, a uma altura superior a 30 metros.

Segundo o secretário de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, a nova praça será fundamental para incluir o Espírito Santo nos grandes eventos esportivos que o Brasil sediará em 2014 e 2016. “A estrutura que o Kleber Andrade irá oferecer ajudará o Espírito Santo a entrar no mapa da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Além de um belo estádio, teremos uma pista de atletismo Classe 1, a maior classificação entre as pistas. Toda estrutura, aliada ao esforço do Governo do Estado, vai colocar o Espírito Santo na rota desses eventos", afirmou.
As obras do Kleber Andrade, que são conduzidas peIo Instituto de Obras Publicas (Iopes), abrigará até 22.000 espectadores em sua configuração final. A estrutura é dividida em dois grandes setores de público. O estádio contará com Palco e Concha Acústica para eventos multiculturais, além do campo de futebol com medidas oficiais.

O diretor de edificações do Iopes, Luís Carlos Casotti, destacou que a obra é complexa e exige diversas frentes de trabalho simultâneas. "Já concluímos a concretagem da arquibancada do Setor B e iniciamos a arquibancada do Setor A. A estrutura das rampas de acesso também está concluída. Neste momento, trabalhamos na estrutura da concha acústica, nos sanitários e na suspensão das estruturas metálicas para a cobertura”, descreveu.

Conceito Verde

O novo estádio está sendo implantado em área superior a 85.000 m² localizado no terreno remanescente da ocupação do antigo estádio do Rio Branco. Em suas áreas verdes, há espaços para desenvolvimento de atividades esportivas em quatro quadras adicionais totalmente integradas à natureza em mais de 25.000 m² de área permeável, valorizando o conceito de um “estádio verde”.
Este conceito fundamental norteou todo o trabalho de intervenção e criação para o projeto. Trata-se de uma proposta “verde”, ecoeficiente, projetada dentro de um conceito de sustentabilidade, onde montanhas e vazios no entorno favorecem a transparência visual em harmonia com a topografia local.

Assessoria de Comunicação da Sesport
www.sesport.es.gov.br