06/02/2013 15h09 - Atualizado em 19/08/2015 10h58

Carnaval: mais opções de transporte e segurança nas estradas

O folião que decidir passar o Carnaval nas regiões litorâneas do Estado, de Norte a Sul, terá mais opções de transporte, inclusive durante a madrugada.
Pelo sexto ano consecutivo, o Governo do Espírito Santo fecha uma parceria com as viações rodoviárias que fazem o transporte intermunicipal de passageiros e amplia a oferta de ônibus e de horários para a população, por meio da campanha Carnaval com Vida.

A ação beneficia os foliões que costumam se deslocar durante o período de Carnaval, oferecendo alternativas seguras de transporte para aqueles que curtem a festa nas praias capixabas.

Além disso, a campanha busca incentivar o uso do transporte coletivo para reduzir o número de veículos circulando nas rodovias e, consequentemente, reduzir o número de acidentes.

Em 2012 foram transportados mais de 100 mil passageiros e a expectativa é que em 2013 o número seja até 20% maior.

Linhas

Por meio da ação, nas noites e nas madrugadas entre a próxima sexta-feira (08) e a Quarta-feira de Cinzas (13), serão disponibilizados 53 horários extras e reforço nas linhas de: Anchieta, Aracruz, Coqueiral de Aracruz, Santa Cruz, Vila do Riacho, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Iconha, Iriri, Marataízes, Jacaraípe, Nova Almeida, Serra, Piúma, Ubu e Vitória.

Os ônibus de transporte rodoviário intermunicipal irão circular em horários especiais e serão identificados por adesivos da campanha. Além de visar à redução do número de acidentes, o "Carnaval com Vida" tem o objetivo de inibir a presença dos transportadores clandestinos de passageiros.

Algumas dicas para curtir o Carnaval com segurança:

- Se for dirigir, não beba;
- Respeite o limite de velocidade;
- Se beber, vá de carona, ônibus ou chame um táxi;
- Com sono, não dirija;
- Use o cinto, inclusive no banco de trás;
- Revise seu automóvel antes de viajar;
- Se estiver de moto, redobre a atenção, use o capacete e equipamentos de proteção. Lembre-se de que, na moto, você é o para-choque;
- Transporte crianças apenas no banco de trás; sempre com o cinto ou na cadeirinha, dependendo da idade.

Betina Guimarães
Assessoria de Comunicação e Marketing do DER-ES