26/09/2011 06h45 - Atualizado em 19/08/2015 10h30

Caminhada em Camburi encerra Semana Nacional Trânsito no Estado

Uma caminhada na Praia de Camburi marcou o encerramento da Semana Nacional de Trânsito no Espírito Santo, neste domingo, 25 de setembro. A concentração aconteceu a partir das 09h30min, deste domingo, e a saída ocorreu às 10 horas. Quem chegava à tenda do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), montada na altura do Pier de Iemanjá, recebia uma camisa com a logomarca da Década de Ações de Segurança no Trânsito, para participar da caminhada.

Nem a chuva, que chegou a cair no início da manhã, tirou a animação dos participantes. A caminhada, que contou com a participação do prefeito de Vitória, João Coser, e do comandante do Batalhão de Policia de Trânsito (BPTran), o coronel Marcos Tadeu Celante Weolffel,durou cerca de uma hora. O diretor geral do Detran-ES, João Felício Scardua, falou sobre a importância da semana, mas lembrou que as ações não devem parar por aqui: “Estudos da Universidade do Rio Grande do Sul mostram que, no Brasil, morrem, por ano, 80 mil pessoas vítimas de acidentes de trânsito, ou seja, 219 pessoas por dia. No Estado, morrem duas pessoas por dia. O trânsito mata mais do que os conflitos mundiais”.

O tema da Semana Nacional de Trânsito foi a “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas". Durante toda a semana, o Governo do Espírito Santo, por meio do Detran-ES, desenvolveu diversas ações. Entre as novidades, destacou-se a inauguração do Centro Social e de Educação para o Trânsito, também chamado de Espaço Circular. O local, que fica na Rua Doutor João Carlos de Souza, 245, no Barro Vermelho, Vitória, é um espaço permanente de aprendizado sobre trânsito, com a participação de escolas públicas e particulares, por meio de agendamento.

Dentro do Espaço Circular, também foram inaugurados o Núcleo de Atendimento e Reintegração Psicossocial às Vítimas de Acidentes no Trânsito e seus Familiares (Narp-Tran) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas Científicas da Violência do Trânsito (Nep-Tran). O Espaço Circular conta, ainda, com a Transitolândia, uma minicidade onde há um grande jogo educativo de trânsito, no estilo tabuleiro. O local é cheio de referências ao mundo infantil e tem a presença da Turminha do Circular, personagens criados para a identificação das crianças ao tema.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Mônica Luz
(27) 3137-2627/ (27) 9943-6382
monica.luz@detran.es.gov.br
Vinícius Yungtay
(27)3137-2627/ (27)9943-7060
viniciusyungtay@detran.es.gov.br
www.twitter.com/detranES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard