19/04/2013 11h51 - Atualizado em 19/08/2015 10h58

Cadeirantes do Mão na Roda participam de programa de educação ambiental

Um grupo de 16 cadeirantes, cadastrados no programa Mão na Roda, participará, neste sábado (20), do segundo módulo do Programa Inclusivo de Educação Ambiental da Vale. O grupo, que será transportado pelo Mão na Roda, ficará das 8h30 às 10h30 no parque industrial da Vale, participando de atividades que abordarão temas como biodiversidade, ética, cidadania, energia, saúde, cultura, resíduos, água e ar.

O objetivo do programa, que começou em dezembro do ano passado, é introduzir os participantes à educação ambiental e promover a troca de idéias entre eles por meio de dinâmicas em grupo. Para este ano, ainda está programado mais um módulo, que será realizado em 14 de setembro, e o encerramento do programa, será em novembro.

As atividades serão ministradas por instrutores da Vale que vão utilizar recursos como mímicas, bonecos, apresentações teatrais, jogos, músicas e vídeos para facilitar a compreensão dos temas abordados. Neste módulo, os cadeirantes vão debater sobre crimes ambientais, como a destruição de florestas, estabelecendo relações com o cotidiano de cada um. Também vão aprender como economizar energia elétrica, com dicas de uso do chuveiro, do ar condicionado, das lâmpadas da casa, da geladeira, da televisão, da máquina de lavar e do ferro de passar roupas.

Entre os participantes mais animados está Antônio de Melo Silva, 58 anos, que há dez anos sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e perdeu o movimento do lado esquerdo do corpo. “Me sinto muito bem participando dessas atividades que o Mão na Roda leva a gente”. A mulher de Antônio, Severina Marta da Costa Silva, ressalta que essa é uma oportunidade de interação com outras pessoas: “Não temos muita chance de sair, se não fosse pelo trabalho do Mão na Roda, não teríamos oportunidade”.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard