09/11/2011 07h44 - Atualizado em 19/08/2015 10h30

Ato público dos royalties: ponto facultativo e ônibus de graça para a população participar no dia 10

Os cidadãos e servidores públicos que desejam participar da manifestação em prol da manutenção do atual sistema de partilha dos royalties do petróleo vão contar com novos incentivos articulados pelo Governo do Estado: nesta quinta-feira (10), os ônibus do sistema de Transporte Coletivo da Região Metropolitana (Transcol) vão circular com gratuidade em horários especiais e haverá ponto facultativo no serviço público a partir das 14 horas, quando começa o evento.

A empresa concessionária do sistema Rodovia do Sol também manifestou apoio à causa e anunciou a liberação das catracas do pedágio na praças da Terceira Ponte e da Praia do Sol, no sentido Vila Velha-Vitória e Guarapari-Vila Velha respectivamente, entre às 13h30min e 14h30min, bem como para o retorno, entre as 19 e 20h, no sentido Vitória-Vila Velha e Vila Velha-Guarapari.

Ponto facultativo

O vice-governador Givaldo Vieira contatou prefeituras e câmaras municipais da Região Metropolitana da Grande Vitória, além de demais poderes públicos como Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Ministério Público, que se propuseram a acompanhar o ponto facultativo do Governo para contribuírem para que o ato público ganhe corpo na Praça dos Namorados.

Givaldo Vieira salientou que o evento vai primar pela organização para levar ao País a insatisfação do Estado com as perdas de receitas asseguradas pelo texto aprovado no Senado.

"Queremos conclamar o povo capixaba a participar deste importante momento, onde poderemos mostrar às autoridades nacionais a força do Espírito Santo, que, unido e organizado, luta pelo direito de manter o acordo feito e evitar as catastróficas perdas nas receitas de municípios e Estado com os royalties da exploração do petróleo. Faremos um ato para que os brasileiros ouçam nosso grito e sejamos atendidos de forma justa, para que os investimentos para os capixabas de Norte a Sul sejam garantidos", afirmou.

Linhas de ônibus

O sindicato das empresas que operam o Transcol (GVBus) se manifestou favoravelmente ao ato público. Além disso, duas linhas foram criadas com um itinerário especial a fim de incentivar as pessoas a participarem do ato público agendado para as 14 horas na Praça dos Namorados, em Vitória.

A empresa concessionária que administra o sistema Rodovia do Sol também se manifestou no sentido de liberar a cobrança da tarifa de pedágio nas Praças da Terceira Ponte, em Vitória, e da Praia do Sol, em Guarapari, em horários especiais.

A proposta do Governo do Espírito Santo é reunir pelo menos 10 mil pessoas, para chamar a atenção dos brasileiros e autoridades nacionais para os efeitos negativos que uma possível mudança na distribuição dos recursos do petróleo poderá acarretar às receitas dos estados e municípios produtores, como no caso do Projeto de Lei Substitutivo do senador paraibano Vital do Rego (PMDB). Também nesta quinta-feira (10), o Estado do Rio de Janeiro, principal aliado do Espírito Santo nesta luta, promove encontro semelhante.

Transcol

O sistema Transcol vai operar com uma programação especial nesta quinta-feira (10).
Entre as 13h e 15 horas, os ônibus das linhas troncais cujo trajeto inclui a passagem pela Praça dos Namorados, em Vitória, vão circular sem cobrança de tarifa. São elas:



Nesse mesmo horário, todas as linhas de integração do sistema (alimentadoras que ligam os bairros aos terminais de integração) vão operar sem cobrança de tarifa e a Ceturb vai disponibilizar duas linhas especiais criadas especialmente para atender à demanda. São elas:

-Linha especial 1: com saída do Terminal de Carapina, passando pela Avenida Nossa Senhora da Penha (Reta da Penha), seguindo para a Praça dos Namorados, Avenida Desembargador Santos Neves, chegando até a Praça dos Namorados.

-Linha especial 2: com saída do Terminal do Ibes, passando pelo Centro de Vila Velha,seguindo pelas Avenidas Champagnat e Hugo Musso, acessando a Terceira Ponte até a Praça dos Namorados.

Essas duas linhas especiais contarão com um ônibus a cada dez minutos totalizando 16 viagens no período de duas horas (entre 13 horas e 15 horas). Cada ônibus tem capacidade para transportar, em média, 80 passageiros por viagem, o que pode gerar o transporte de 1.200 passageiros no período em que estiverem circulando.

Para o retorno, o atendimento aos usuários que participarem do ato público, funcionará da seguinte maneira:

Entre 18 horas e 20 horas, as linhas troncais vão transportar com gratuidade os passageiros que embarcarem nos pontos em frente ao Posto Iate, em frente à Praça dos Namorados e em frente a Lanchonete Bob’s, nos dois sentidos (Camburi-Centro e Centro-Camburi). Todos na Praia do Canto, em Vitória.

No horário entre 18 horas e 20 horas, as seguintes linhas vão operar com gratuidade nos pontos acima citados:




O embarque dos passageiros deverá ser realizado pela porta do meio para que não haja registro na catraca. Durante toda a operação especial, fiscais da Ceturb-GV vão trabalhar em pontos estratégicos pela Grande Vitória a fim de monitorar o comportamento da demanda e fazer os ajustes necessários.

Com esta operação, os passageiros que partirem de todos os bairros da Região Metropolitana e de todos os terminais de integração do Transcol serão atendidos.

Identificação

Todos os veículos das linhas troncais que estiverem operando no regime de gratuidade nos horários especiais apresentarão um cartaz afixado na dianteira conforme a figura abaixo.



Caravanas

A manifestação democrática vai contar com a participação de caravanas dos 78 municípios capixabas, que estão sendo mobilizados com o apoio da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes). As cidades do interior prometem trazer mais de 162 ônibus, com uma estimativa de cinco mil pessoas para participarem do evento.

A divulgação do ato público está sendo feita por meio de veiculações em rádios, tevês, banners instalados em Vitória, outdoors, painel na Terceira Ponte, panfletos distribuídos em terminais de ônibus e 3ª Ponte, mídias sociais, site do Governo, cartazes dentro dos ônibus, anúncios em trio elétrico, além de matérias em jornais de grande circulação.

Mobilização

Nesta terça-feira (07) o vice-governador Givaldo Vieira se reuniu com lideranças comunitárias e partidárias para reforçar a importância da mobilização popular, que fazer a diferença no ato público que pretende chamar a atenção das autoridades nacionais para que seja discutida uma nova forma de distribuição e as perdas de receita de Espírito Santo e Rio de Janeiro sejam reduzidas.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard