03/06/2013 12h51 - Atualizado em 19/08/2015 10h58

Abertas inscrições do programa CNH Social

Estão abertas as inscrições para as seis mil vagas do programa CNH Social, que permite a obtenção gratuita da carteira nacional de habilitação. O cadastro pode ser feito no período de 01 a 30 de junho, pelo site www.cnhsocial.es.gov.br, ou pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) www.detran.es.gov.br.

O programa fornece o documento gratuitamente a novos motoristas ou que desejam adicionar mais uma categoria à carteira. A CNH é custeada pelo Governo do Espírito Santo, por meio do Detran|ES. Desde que foi criado, em 2011, o programa já ofertou quatro mil vagas, e mais de 74 mil pessoas já se inscreveram no programa, em busca da carteira de habilitação.

Poderão se inscrever aqueles que estiverem comprovadamente desempregados há mais de um ano, beneficiários do Programa Bolsa Família, egressos do sistema prisional e alunos da rede pública de ensino que comprovem bom desempenho escolar ou que possuam renda familiar de até dois salários mínimos.

O diretor-geral do Detran|ES, Carlos Lopes, lembra que o programa passou por alterações, visando contribuir com o processo de habilitação. “O Detran tem aumentado o rigor na aplicação das provas, para que trafeguem em nossas vias motoristas realmente responsáveis. Pensando nisso, as pessoas que serão contempladas nessa seleção terão a chance de realizar até três provas teóricas ou práticas no processo”.

O diretor ainda destaca a importância social do programa, que amplia as chances de entrada e reposicionamento no mercado de trabalho capixaba, uma oportunidade de futuro melhor para muitos capixabas.

As vagas estão distribuídas em 30% para quem está retirando a primeira habilitação; 20% para adição de categorias A ou B e 50% para mudança de categoria D e E.

Como se inscrever

Os candidatos deverão acessar o site do programa CNH Social (www.cnhsocial.es.gov.br) ou o do Detran|ES (www.detran.es.gov.br)., entre 01 e 30 de junho, onde irão preencher um formulário com seus dados.

O sistema irá selecionar os inscritos que serão chamados para comprovar as informações fornecidas.

Durante o processo, caso o candidato fique reprovado na prova prática ou teórica, terá direito a fazer até três novas provas. Se o candidato se ausentar, reprovar após as três novas provas às quais têm direito, ou caso o processo expire, só poderá participar do programa após três anos.

Critérios de desempate

Desempregados há mais de um ano:
- Maior tempo de desemprego
- Maior número de dependentes
- Candidatos com mais idade
- Menor renda familiar

Bolsa Família:
- Maior número de dependentes
- Candidatos com maior idade
- Menor renda familiar

Estudante da rede pública:
- Maior média escolar
- Menor número de repetência
- Frequência escolar (menor número de faltas)
- Candidatos com mais idade
- Maior quantidade de dependentes

Ex-presidiários:
- Maior tempo de desemprego, após a liberação do sistema penitenciário
- Maior número de dependentes
- Candidatos com maior idade
- Menor renda familiar

Trabalhadores com renda de até dois salários mínimos:
- Maior número de dependentes
- Candidatos com maior idade
- Menor renda familiar

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Eduardo Brinco
(27)3137-2627 / 9943-7060
eduardo.brinco@detran.es.gov.br
Karla Danielle Secatto
(27)3137-1652
karla.secatto@detran.es.gov.br
Fátima Negrelli
(27)3137-1652
fatimanegrelli@detran.es.gov.br
Vitor Possatti
(27)3137-2627
vitor.possatti@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard