31/03/2013 15h00 - Atualizado em 19/08/2015 10h58

2013: três obras concluídas em prol da mobilidade

Em três meses, três obras concluídas e entregues à população da Grande Vitória, e as três voltadas à melhoria na mobilidade urbana da região, trazendo mais qualidade de vida à população. O ano de 2013 começou a todo vapor para o Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), do Governo do Espírito Santo, e de responsabilidade da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop).

Nas três obras, os benefícios à população estão focados na mobilidade. Com a ampliação da Avenida Fernando Ferrari, por exemplo, garantiu-se o aumento de capacidade de fluxo da via em 50%, acabando com as retenções no trânsito e o congestionamento. O mesmo foi alcançado com a duplicação da Avenida João Palácio, especialmente na mudança do tempo semafórico no cruzamento da via com a Avenida Norte Sul: a espera, no semáforo, reduziu, assim como o engarrafamento.

“Essas duas vias causaram melhorias ao fluxo da Grande Vitória, principalmente para quem precisa trafegar no sentido entre Vitória e Serra. Há mais mobilidade e, consequentemente, qualidade de vida à população. Com a terceira inauguração, a do Corredor Viana Norte, em Viana, permitimos que a população entre Marcílio de Noronha e Bairro Universal possa transitar de um bairro ao outro sem precisar passar pela BR 262. É mais segurança, conforto e acessibilidade à região”, explica o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Ney Damasceno.

Investimentos

As três avenidas somam um investimento total de R$ 25 milhões. Elas fazem parte do PMM, que foi lançado em maio de 2012, pelo Governo do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), e prevê um investimento histórico superior a R$ 3 bilhões. O programa contempla mais de 50 obras e ações voltadas para melhoria na mobilidade urbana e no transporte coletivo, na Grande Vitória.

Neste ano, essas três obras foram inauguradas. A última delas no dia 27 de março. Nessa data foi entregue o Corredor Urbano Viana Norte, via construída para servir de ligação entre os bairros do município de Viana e, dessa forma, contribuir com a mobilidade na região. Com mão dupla, em uma faixa por sentido, a via tem 3,8 quilômetros de extensão, num investimento total de R$ 12,1 milhões.

“Agora, os moradores da região entre Marcílio de Noronha e Bairro Universal não vão mais precisar passar pela BR 262 para seguir viagem de um bairro ao outro. Essa via garante segurança, mobilidade, redução no tempo de viagem e qualidade de vida à população; além de garantir o crescimento econômico no comércio local, por meio de infraestrutura e novos acessos”, explica Fábio Damasceno.

Mudanças na Serra

No início do mês de março, outra obra importante foi entregue: a duplicação da Avenida João Palácio, na Serra. A via, que faz ligação entre a BR 101 e a Rodovia Norte Sul, além de servir de acesso à Eurico Salles e ao Bairro de Fátima, ganhou uma faixa a mais por sentido. “Agora são duas faixas de rolamento, separadas por canteiro central e defensa metálica, o que garante mais segurança ao trânsito e um fluxo melhor à região”, disse o secretário.

Ao todo, foram investidos R$ 3,6 milhões. “Valor até pequeno em comparação a outras obras de mobilidade, mas de extrema importância. Com a obra conseguimos melhorar o cruzamento da Avenida João Palácio com a Rodovia Norte Sul, reduzindo o tráfego no local após reduzir de três para o dois o intervalor no tempo semafórico”, afirma Fábio Ney Damasceno.

Sem engarrafamentos

A primeira obra do PMM a ser entregue, neste ano, foi a conclusão da ampliação da Avenida Fernando Ferrari, em Vitória. O trecho final, com cerca de 800 metros de extensão, foi inaugurado em 2 de fevereiro. Agora, toda a extensão da via contém três faixas por sentido, com canteiro central, calçadas e ciclovia. “Executamos uma obra de extrema importância à população capixaba, garantindo mobilidade a todos”, diz o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.

Ao todo, foram investidos R$ 9,3 milhões nesse último trecho de ampliação, que ainda foi beneficiado com baias de ônibus segmentadas da pista. Esse recuo construído para o embarque e desembarque de passageiros permite que o fluxo nas pistas seja mantido, uma vez que os ônibus não precisam mais interromper o tráfego. “Agora temos uma nova Fernando Ferrari, com aumento da capacidade de fluxo da via em 50%”, aponta o secretário.

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