17/11/2014 12h35 - Atualizado em 19/08/2015 11h09

2º Corrida Juntos Pela Vida mobiliza mil pessoas

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a violência no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) promoveu na manhã deste sábado (15) a 2º Corrida “Juntos Pela Vida”.

Os cerca de mil corredores fizeram um percurso de cinco quilômetros na Praia de Camburi, Vitória. Os participantes contribuíram com a doação de alimentos não perecíveis, totalizando 1.533 quilos, que serão doados a instituições de caridade.

Para o diretor-geral do Detran|ES, Carlos Lopes, a mobilização propõe a reflexão da sociedade sobre as responsabilidades no trânsito. “Para nós é muito importante realizar ações como essas, reforçando a necessidade da mudança comportamental. Temos realizado investimentos em educação para o trânsito em escolas, além de campanhas voltadas a todos os públicos, pois acreditamos que somente dessa forma teremos mais segurança em nossas vias.”

Karina Benetta participou da corrida com suas amigas e aprovou a iniciativa. Para ela, ações como essas devem ser intensificadas para que as pessoas estejam mais atentas e mais responsáveis no trânsito.

“Esse é um tema muito importante, e é muito interessante associar o esporte a essa temática. Afinal, assim como a corrida é preciosa para a nossa saúde, iniciativas como essas são importantes para que haja respeito e conscientização no trânsito”, afirmou.

Os cinco primeiros colocados das categorias Geral Masculino e Feminino receberam troféu, assim como os cinco primeiros colocados da categoria Funcionário Detran Masculino e Feminino.

Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito

A competição integrou as ações promovidas pelo Detran|ES pela reflexão da sociedade sobre a violência no trânsito, suas causas e consequências, além da necessidade de mudanças de atitude nas vias, em razão do Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito. Essa é uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) realizada no terceiro domingo do mês de novembro.

O senhor Isaias Moreira perdeu sua filha em decorrência de um acidente no trânsito em janeiro desse ano e fez questão da participar da ação. Para ele, é importante continuar a debater ações de segurança no trânsito, para evitar mais mortes.

“Infelizmente a minha filha não irá voltar. A minha preocupação é ver que as pessoas continuam a ser irresponsáveis e muitos outros pais e mães continuam a sofrer essa dor com a qual eu lido. Por isso é muito importante eventos como esse, pois mobiliza e sensibiliza as pessoas, conscientizando e evitando que outros acidentes façam novas vítimas.”

Confira a colocação dos corredores por categoria

1º feminino geral – HELLEN LIMA FANTE – 20’
2º feminino geral – FLAVIA ROSA DE JESUS DA SILVA – 20’28’’