Governo do Estado investe no Transporte Coletivo

Até 2022 uma série de melhorias e inovações serão implantadas no transporte coletivo da Região Metropolitana.

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) deu início a uma série de melhorias e inovações para o transporte coletivo da Região Metropolitana, previstas para serem implantadas até 2022. Somente este ano, 100 novos veículos, todos com ar-condicionado e sistema de wi-fi e entretenimento a bordo entraram em operação para maior conforto dos usuários. Até 2022, outros 500 novos veículos com o mesmo padrão chegarão ao Sistema Transcol. Clique aqui e saiba mais.

Outra etapa importante neste processo foi a modernização do Sistema de bilhetagem eletrônica do Sistema Transcol. Por meio de um procedimento, os usuários puderam transferir os dados de seus cartões durante as viagens de rotina, sem necessidade de ir até um posto de atendimento ou realizar a troca do cartão.

Essa ação é fundamental para a implantação do Bilhete Único Metropolitano. Com isso, quem usa o cartão da bilhetagem eletrônica, agora pode embarcar nos coletivos das linhas do Transcol ou dos Sistemas Municipais usando o mesmo cartão.

Para o ano de 2020, está prevista para ocorrer a Integração Tarifária dos sistemas. O Sistema Transcol também ampliou de 6 para mais de 90 pontos de recarga e aquisição de cartão, incluindo a recarga online para cidadão e estudante, ônibus itinerante, além de agentes de venda e máquinas de autoatendimento. Acesse www.cartaogv.com.br e confira.

Desde maio, quem anda de ônibus na Grande Vitória também já pode contar com o aplicativo Ônibus GV, com previsão de horários, localização dos coletivos, wi-fi e sistema de entretenimento. O app, nas versões android e iOS, já teve mais de 200 mil downloads e 500 ônibus das linhas troncais já dispõem do serviço de wi-fi e entretenimento. Até o final do ano serão 600.

E ainda tem mais investimento em mobilidade que devem começar nos próximos meses como o aquaviário, que inicialmente vai contar com quatro estações: Prainha (Vila Velha), Enseada, Centro (Vitória) e Porto de Santa (Cariacica). A operação do aquaviário também será integrada ao Transcol, via CartãoGV.

Outro projeto que deve ser contratado em 2020 é o de projetos executivos e obras para ampliação de capacidade da Terceira Ponte, que passará a ter seis faixas e contará com a ciclovia da vida.