29/10/2015 15h27 - Atualizado em 06/04/2016 14h29

Setop conclui desapropriações para obras do Portal do Príncipe

Será concluída neste sábado (31), a demolição do último prédio desapropriado pela Secretaria dos Transportes e Obras Públicas (Setop) na região da Vila Rubim, para a implantação do complexo viário do Portal do Príncipe. As desapropriações realizadas na área custaram R$ 20,8 milhões. Foram desapropriados 13 imóveis no total.

O complexo viário do Portal do Príncipe tem como objetivo eliminar a retenção de tráfego na região da Ilha do Príncipe e solucionar um dos principais gargalos do trânsito da Região Metropolitana da Grande Vitória, melhorando a circulação de veículos e de pessoas no local. O edital para a contratação do projeto executivo deve ser publicado no dia 16 de novembro.

A obra, estimada em R$ 31,2 milhões, está prevista para começar no segundo semestre do ano que vem. Segundo a subsecretária de Mobilidade Urbana, Luciene Becacici, serão implantados mais 3,5 km de novas vias. “O projeto muda completamente o traçado viário na região, separando o tráfego de caminhões do fluxo principal de veículos da Vila Rubim. Haverá faixa prioritária para caminhão, saindo das Cinco Pontes em direção à Avenida Alexandre Buaiz até o Porto de Vitória; faixa prioritária também para caminhão, saindo da Segunda Ponte em direção ao Porto de Vitória, além de acesso ao Porto 24 horas para caminhões”, explicou.

Com o novo traçado, a Avenida Nair Azevedo Silva será prioritária para os demais veículos que vêm do Centro em direção a Cariacica. O projeto prevê ainda o alargamento da Segunda Ponte nas laterais sobre a faixa terrestre, para criar vias prioritárias para a passagem de ônibus para a Rodoviária e para a saída e entrada de caminhões. Com isso, haverá acesso direto à rodoviária dos ônibus que vêm do sul. Serão construídas ciclovias e calçadas, e a Ponte Seca será exclusiva para pedestres.

Leila Oliveira
Secretaria dos Transportes e Obras Públicas – Setop