08/11/2016 15h00 - Atualizado em 09/11/2016 15h50

Setop busca parceria com empresas de transportes urbanos de São Paulo

Visita técnica a STRANS - São Paulo Transporte S.A

Para conhecer e discutir algumas das soluções adotadas para equacionar problemas de mobilidade urbana em São Paulo, o Secretário dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli, e a Subsecretária de Mobilidade Urbana, Luciene Becacici, realizaram nesta segunda-feira (07) uma visita técnica à SPTRANS - São Paulo Transporte e à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU).

Segundo Paulo Ruy Carnelli, tanto no órgão municipal, como no metropolitano, foi proposta uma pauta de discussões de interesse do Espírito Santo, como a operação e gestão de Corredores Preferenciais para Ônibus – BRS; operação do Centro de Controle Operacional (CCO) e as tecnologias para planejar, operar e fiscalizar os sistemas em tempo real. Também foram abordados os corredores metropolitanos em vias municipais - solução para a gestão integrada do transporte e do trânsito; e a integração de redes de linhas e o uso da bilhetagem para integração temporal.

Após conhecer as experiências dessas duas empresas e sua expertise em temas de grande interesse para o Estado, o secretário propôs dar continuidade aos entendimentos e parceria técnica, organizando um aprofundamento dos assuntos por meio da presença de profissionais da Ceturb/GV.

“Mesmo entendendo que São Paulo tem outra escala de complexidade e porte, buscamos em especial debater sobre a concepção de soluções, seu planejamento, e os caminhos para integrar ações para garantir uma operacionalidade plena e construir parcerias em um cenário multifederativo e multimodal, explicou Luciene Becacici.

Na oportunidade, foi apresentado aos presentes o Programa de Mobilidade do Espirito Santo, cuja proposta se encontra em análise final pelo BNDES, e uma breve contextualização da situação atual dos transportes na Região Metropolitana da Grande Vitória.

Informações à imprensa:

Leila Oliveira