27/07/2021 10h33 - Atualizado em 27/07/2021 11h39

Portal do Príncipe contará com pista para prática de skate e BMX

Sensação do momento por conta da Olímpiada de Tokyo, no Japão, e das duas medalhas de prata brasileiras conquistadas pelo esporte, o skate ganhará mais um espaço para que os skatistas da Grande Vitória possam praticar suas manobras e, quem sabe, no futuro, tornarem-se atletas profissionais e representarem o Brasil nos próximos jogos olímpicos.

A nova pista de esportes radicais faz parte do conjunto de intervenções no Portal do Príncipe, que está sendo executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), na chegada sul da Capital. As obras estão em estágio avançado e devem ser totalmente concluídas em novembro deste ano, incluindo os equipamentos como a pista de skate e BMX (modalidade praticada com uso de bicicleta).  

A pista contará com uma área de 1.021,78 metros quadrados, com dois ambientes: o Bowl com aproximadamente 320 metros quadrados, terá rampas e alturas que variam de 1,30m a 1,65m; e o Street, que terá uma área de aproximadamente 700 metros quadrados com vários obstáculos como: palcos, rampas e corrimãos de diversos tamanhos e formatos. 

"Durante o projeto foram feitas reuniões com skatistas e pilotos de BMX, que estão desempenhando um papel fundamental na elaboração do espaço. Além do benefício de dar mais fluidez ao trânsito, queremos integrar a mobilidade às comunidades, criando espaços de convivência e incentivando a prática esportiva", destacou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno. 

A praça de esportes está sendo construída entre a Avenida Alexandre Buaiz e a Rua Beresford Martins Moreira, vencendo o desnível e conectando essas duas importantes vias a partir da implantação de uma extensa arquibancada projetada para acolher os espectadores da praça. Também estão previstos equipamentos de ginástica multifuncionais e uma quadra Society. 

O Portal do Príncipe é uma das obras prioritárias do Governo do Estado na área da mobilidade e vai beneficiar tanto quem chega a Vitória via Segunda Ponte quanto a comunidade que mora ou frequenta a região. Desde janeiro deste ano, os motoristas que chegam à Capital via Segunda Ponte já utilizam o novo acesso à região de Santo Antônio, intervenção que também estava prevista no projeto.

Além da implantação e alargamento de vias, as obras contemplam também uma reconfiguração urbanística do local, com uma nova iluminação, implantação de praças, quadras poliesportivas, parquinho, academia ao ar livre etc.

 

Melhorias previstas:

 

- Implantação e alargamento de vias;

- Implantação de rede subterrânea de cabeamento;
- Nova iluminação pública;

- Pavimentação e drenagem;

- Nova sinalização de trânsito com instalação de semáforos inteligentes, para a melhor fluidez do trânsito;

- Melhorias nos acessos e saídas do Porto, permitindo a operação 24 horas;

- Ponte Seca passa a ser exclusiva para pedestres;

- Novas calçadas e ciclovias;

- Urbanização de áreas remanescentes, com a implantação de quadras poliesportivas, pista de skate, áreas de lazer, parquinho, academia ao ar livre, bicicletário, pista de caminhada e uma nova urbanização.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Semobi

Susana Kohler

(27) 3636-9617/ 99697-6783

comunicacao@semobi.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard