03/05/2022 14h25

Obras da Ciclovia da Vida começam a ser executadas no vão central da Terceira Ponte

Mais duas fases nas obras de ampliação da Terceira Ponte e construção da Ciclovia da Vida tiveram início nessa segunda-feira (02). O governador do Estado, Renato Casagrande, acompanhou o início da montagem da ciclovia e do mirante no vão central da ponte, além da concretagem da ampliação da pista. Com as novas fases, o número de frente de trabalhos em execução de maneira simultânea passa de quatro para seis.

“Essa é uma obra de referência na engenharia do País e que trará muito orgulho aos capixabas. Começamos a montagem da ciclovia no vão central utilizando alpinistas. Neste local haverá um mirante em cada lado. Além da mobilidade urbana, a obra servirá de proteção para pessoas que estão em um momento de dificuldade e tentam tirar sua própria vida. Além disso, será um local de valorização do nosso turismo. Também iniciamos a concretagem da nova mureta da ponte que servirá para a ampliação de uma via de cada lado”, afirmou o governador.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que a execução da obra está sendo feita das pontas para o centro. “Agora vamos começar essas frentes no vão central que seguem em sentido as extremidades da ponte. Nessa etapa, será necessário a utilização de alpinistas para executar a montagem do quick-deck, que é o andaime suspenso que possibilita a execução dos trabalhos”, comentou.

O projeto da Ciclovia da Vida e ampliação da Terceira Ponte está sendo executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). O Consórcio Ferreira Guedes Metalvix é responsável pelas obras, contratadas pelo valor de R$ 127 milhões. O prazo para conclusão é maio de 2023. Essa é uma das obras prioritárias do Governo na área da mobilidade, contemplando a ampliação da capacidade de fluxo de veículos, implantação de ciclovia e barreira de proteção ao suicídio.

O anteprojeto da Ciclovia da Vida propõe uma estrutura metálica que será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e, ao mesmo tempo, fazendo a barreira de proteção ao suicídio. Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido.

Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.

A instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte vem sendo debatida e reivindicada pela sociedade capixaba, sobretudo nos últimos anos. Outra reivindicação antiga era a inclusão de uma ciclovia para que a travessia entre os municípios de Vitória e Vila Velha também pudesse ser realizada por ciclistas.

A estrutura que será anexada à ponte nos dois sentidos como forma de impedir o suicídio, contará com uma grade antiescalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia, com pavimento asfáltico de três metros de largura.

Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade antiescalada será substituída por vidro. As pistas da ciclovia serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha.

Números da obra

Extensão total da Terceira Ponte: 3.339 metros