24/10/2019 15h31 - Atualizado em 02/01/2020 19h15

Governo entrega centésimo ônibus com ar-condicionado em 2019

Foto: Hélio Filho/SecomES

O governador Renato Casagrande anunciou, nesta quinta-feira (24), por meio de suas redes sociais, a entrega efetiva dos 100 novos ônibus com ar-condicionado do Sistema Transcol. Compromisso assumido pelo Governo do Estado no início deste ano, os coletivos fazem parte do plano de melhorias no transporte público da Região Metropolitana da Grande Vitória. Ao todo, 600 veículos novos com ar-condicionado estarão em operação até 2022, contemplando todas as linhas troncais do Transcol.

A última entrega de ônibus novos havia sido feita em 2014. Além do ar-condicionado, os novos veículos já saem para a operação equipados com o serviço de wi-fi e entretenimento a bordo. Os veículos com ar-condicionado também podem ser identificados por meio do aplicativo ÔnibusGV.

“Estamos entregando hoje o centésimo ônibus com ar-condicionado à população capixaba. Ano que vem a gente continua dentro do plano anunciado que é ter 600 ônibus com ar-condicionado nas linhas troncais (de terminal a terminal) até 2022. Esse ônibus também simboliza a entrega de 500 veículos com wi-fi, totalizando 600 até o fim do ano. Além de tudo, a maior parte dos novos ônibus é produzida em São Mateus, gerando emprego aos capixabas”, ressaltou o governador Casagrande.

Já o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, destacou o aumento do uso da bilhetagem eletrônica. “O Sistema tinha cerca de 50% das pessoas pagando em dinheiro, hoje são mais de 60% que já usam o cartão. Isso é muito importante pois traz agilidade no embarque, comodidade e segurança para as pessoas. Outro dado importante é que já são mais de 200 mil downloads do aplicativo ÔnibusGV, que além de permitir o acesso ao wi-fi dos coletivos, traz informação ao usuário, como previsão de horários, localização em tempo real dos ônibus e itinerários", explicou.

Embarque com CartãoGV

O embarque nos novos coletivos é realizado exclusivamente com CartãoGV ou com qualquer um dos antigos cartões do sistema Transcol ou municipal que tenha realizado a migração. A ação tem o objetivo trazer mais agilidade no embarque e mais segurança, já que elimina o dinheiro dentro coletivo.

“Importante destacar que mais de 60% das viagens realizadas nos ônibus do Transcol hoje em dia já estão sendo feitas através do Cartão GV. Uma comodidade, pois não precisa ficar usando dinheiro para pagar a passagem”, pontuou o governador.

Quem ainda não possui o CartãoGV pode adquirir nos postos do GV Bus, terminais do Sistema Transcol, farmácias credenciadas, com os agentes de venda dentro dos terminais ou ainda no ônibus itinerante. Para a primeira via do cartão, basta apresentar o CPF e pagar R$ 10,00 para recarga mínima. A lista completa dos pontos de venda está disponível no site www.cartaogv.com.br

Durante essa semana o ônibus itinerante estará estacionado na Praça Costa Pereira no Centro de Vitória. Na próxima, será a vez da Rua das Palmeiras, na região de Itararé, onde o veículo ficará até o final de outubro. O ônibus itinerante já esteve em Viana, Vila Velha, Serra e em breve estará em Cariacica. A lista completa da programação do ônibus também pode ser verificada no site.

Transporte público

Desde o início do ano, o Governo do Estado desenvolve uma série de ações para modernizar o transporte público da Região Metropolitana da Grande Vitória. Em janeiro, foi assinado o reequilíbrio financeiro do contrato e feito o reajuste para que as empresas que operam o sistema possam retomar os investimentos previstos no documento, como a renovação de frota, que inclui a aquisição dos veículos com ar-condicionado.

Em maio, foi lançado o aplicativo ÔnibusGV, uma plataforma para dispositivos móveis em que o usuário pode consultar informações como horários, localização e itinerários dos coletivos, além de acessar a rede wi-fi e o entretenimento a bordo nos veículos que já disponibilizam o serviço. Nesta semana, o número de veículos que operam nas linhas troncais com esse serviço chegou a 500.

Em julho, o Governo do Estado, por meio da Semobi, também lançou o CartãoGV (Bilhete Único Metropolitano) e no início de setembro começou a funcionar a integração da bilhetagem dos sistemas municipais e Transcol.

Outra novidade é a ampliação do número de pontos de venda e de recarga, que agora já são 90, contando com 60 farmácias cadastradas, terminais e outros pontos de atendimento. Além da recarga online por meio do site www.cartaogv.com.br. Em breve, também será possível recarregar o CartãoGV nos ATMs que serão instalados nos shoppings.

Recentemente foram inauguradas novas lojas de venda e recarga nos terminais de Jacaraípe, Ibes e Jardim América, e nos próximos dias, serão instalados novos pontos nos de Itacibá e Carapina. Além disso, até o final do mês, todas as lojas do GVBus, os ATMs e os agentes nos terminais irão aceitar pagamentos no débito e crédito.

As modernizações no transporte público provocaram um crescimento de mais de 10% na utilização do CartãoGV do tipo Cidadão em relação a julho. O que representa cerca de 30 mil novos passageiros que antes pagavam em dinheiro e que agora pagam com o cartão.

Assessoria de Comunicação da Semobi
Susana Kohler