27/06/2022 15h07 - Atualizado em 27/06/2022 15h57

Governo encaminha proposta à Ales para que a Ciclovia da Vida receba nome de Detinha Son

Foto: Reprodução Facebook

Na última sexta-feira (24), o governador do Estado, Renato Casagrande, encaminhou à Assembleia Legislativa uma proposta para denominar a Ciclovia da Vida que está sendo construída na Terceira Ponte de "Ciclovia da Vida Detinha Son". A proposição pede que a denominação seja acrescentada ao Anexo II da Lei Ordinária nº 10.975, de 14 de janeira de 2019. 

 

A proposição tem o objetivo de reconhecer e homenagear Deusdedet Alle Son, conhecida como Detinha, cicloativista e educadora ambiental que atuou de maneira incisiva e efetiva nos movimentos sociais do Estado. 

 

Detinha era mineira de Caratinga e se tornou uma figura relevante na popularização da bicicleta como meio de transporte, além de ter desempenhado um papel expressivo na luta das questões ambientais. Além disso, a cicloativista teve participação concreta no desenvolvimento de projetos que incentivaram e impulsionaram a infraestrutura cicloviária do Espírito Santo, incluindo a ciclovia da Terceira Ponte. 

 

"A Detinha era muito atuante dentro do movimento de Cicloativista e participava constantemente das discussões e debates com a Secretaria dos Transportes, à época. Em 2014, ela integrava e era uma das mais atuantes do grupo de cicloativistas que pedia a construção de uma ciclovia na Terceira Ponte. Desde 2013, já vínhamos discutindo o projeto de ampliação da ponte, com a possibilidade de implantação da Ciclovia e deixamos estudos e um processo já encaminhado. Em 2019, conseguimos retomar a proposta e hoje temos mais de 60% da ciclovia já montada na Terceira Ponte", comentou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno. 

 

Lamentavelmente, após um acidente de bicicleta, Detinha entrou em coma e veio a falecer no dia 1º de julho de 2016. 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Semobi

Susana Kohler

(27) 3636-9617 / 99697-6783

comunicacao@semobi.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard