23/12/2015 15h59 - Atualizado em 28/12/2015 15h59

Governador autoriza a publicação do edital para reinício da duplicação da ES 482

Reiniciar as obras de reabilitação e duplicação da Rodovia ES 482 entre Cachoeiro e o distrito de Coutinho. Foi com esse objetivo que o governador Paulo Hartung assinou, nesta quarta-feira (23), o Aviso de Licitação para retomada das intervenções que serão realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES).

Os investimentos são da ordem de R$ 51,5 milhões. Com a publicação do edital, a previsão é que a obra seja concluída em julho de 2017. Ao todo, serão reabilitados e duplicados cerca de 11 quilômetros da ES 482. O projeto também prevê a construção de uma passarela, na região do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

O Aviso de Licitação foi assinado em solenidade realizada no auditório da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI). O evento contou com a presença de moradores e lideranças da região. Além do governador, entre os representantes do Governo do Estado, estavam presentes o secretário de Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli; o secretário chefe de gabinete , Neivaldo Bragato; e o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia; e o diretor-geral do DER-ES, Halpher Luiggi.

Durante o evento, o governador Paulo Hartung explicou que a política de austeridade fiscal adotada pelo Poder Executivo Estadual desde o início deste ano  foi uma ferramenta de gestão diferencial para permitir o Estado fechar as finanças do ano com os pagamentos dos fornecedores e servidores em dia. "Priorizamos organizar nossas contas e, sempre que possível, realizar investimentos pontuais para dar mais competitividade ao Estado e atender antigas reivindicações.

Hoje liberamos o edital de licitação desta obra que iniciamos no meu governo anterior e que foi paralisada. Refizemos o projeto com melhorias importantes como ciclovias, área para pedestres e passarela. É uma intervenção de valor expressivo com impacto local e regional", avaliou.

Na oportunidade,  o diretor-geral do DER-ES, Halpher Luiggi, afirmou que  a intervenção é importante não só para melhorar o acesso e a saída de Cachoeiro, mas também beneficia diretamente municípios vizinhos, como Castelo, Jerônimo Monteiro e Vargem Alta. "Começar uma obra rodoviária não é simplesmente assinar um contrato. Tem muitos fatores envolvidos como, por exemplo, a posição dos postes e fiação, desapropriação e localização da tubulação de gás e energia.

Fazer obra é planejar e, neste sentido, passamos o ano realizando os ajustes necessários. Agora as  dificuldades à margem da rodovia estão equacionadas. Estamos com 100% de recursos da obra em caixa e esperamos executar as intervenções sem maiores dificuldades", ponderou.

Já o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione, ressaltou que as obras facilitarão o escoamento da produção local  e, consequente,  vai dar mais competitividade dos produtores e empresários da região sul. "Essa obra teve muitos entraves e dificuldades, mas agora entendemos que ela será retomada sem dificuldades e concluída em sua totalidade, beneficiando e muito a região sul do Estado", disse.

ES-486

Em Cachoeiro, o DER-ES também está executando obras na ES-486 entre Gironda e Itaoca. Com as intervenções no trecho, que estão em fase final, a Rodovia ES-486 será totalmente pavimentada. Um aspecto da obra é que ela diminuirá o tempo de viagem para quem transita, por exemplo, pela ES-164 e quer chegar aos municípios de Venda Nova do Imigrante e Castelo, pois não precisarão passar pela ES-488.

As intervenções no trecho Gironda-Itaoca representam um investimento de, aproximadamente, R$ 16 milhões, em oito quilômetros de via. "Em janeiro retorno ao município para inaugurar essa importante obra para o Estado", prometeu Hartung.

Assessoria de Comunicação – DER / ES
Felipe Mansur Valinho