09/11/2022 11h16 - Atualizado em 09/11/2022 16h15

Espírito Santo sedia evento internacional de transporte público

O Espírito Santo vai sediar nesta quinta e sexta-feira (10 e 11) a 19ª Assembleia da União Internacional de Transportes Públicos (UITP) – Divisão América Latina, que será realizada no Palácio Anchieta, em Vitória. O Sistema Transcol e as obras de mobilidade na Grande Vitória serão destaques no painel de abertura do encontro, que vai contar com a participação do secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

 

Após dois anos sendo realizada no formato virtual devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a Assembleia da União Internacional de Transportes Públicos volta a acontecer de modo presencial e Vitória foi a cidade escolhida para sediar o evento. O encontro reunirá autoridades e empresários do setor do transporte público nacional e de outros países.

 

A Assembleia UITP 2022 busca discutir as tendências globais de mobilidade no contexto da América Latina, com foco nas inovações tecnológicas, sobretudo no que se refere aos impactos em termos de integração, operação de sistemas multimodais, políticas de financiamento, contratos, sistemas de pagamento e plataformas de serviços.

 

A experiência na Região Metropolitana da Grande Vitória, a partir das ações do Governo do Estado, será um dos grandes destaques do evento. "Vamos abordar um pouco sobre como estruturamos um programa de governo pautado em obras prioritárias, que integram a mobilidade com as pessoas e com as cidades, além de destacar a melhoria da qualidade do serviço do transporte público, o nosso Sistema Transcol, que traz cada vez mais conforto e inovação para o passageiro", destacou o secretário Fábio Damasceno. 

 

A 19ª Assembleia da UITP contará com as presenças do governador do Estado, Renato Casagrande, que fará o pronunciamento de abertura do evento; do secretário-geral mundial da União Internacional de Transportes Públicos, Mohamed Mezghani, e da presidente da UITP Divisão América Latina, Ester Litovsky.

 

Ainda pela manhã, no primeiro dia, o diretor-sênior de Crescimento Global da UITP, Kaan Yildizgoz, fará uma conferência sobre o empenho do transporte público em promover um futuro mais inclusivo, mais verde e conectado para a mobilidade urbana em todo o mundo.

 

Durante toda a quinta-feira (10), o evento vai debater temas, como “A dimensão social e econômica para o desenvolvimento da mobilidade”; “Inovação em mobilidade e impacto a curto prazo”; “Os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Impacto na Mobilidade”; “O Impacto das políticas de gênero e diversidade – mulheres na mobilidade”; e “Tecnologia e Inovação aplicada no Sistema da Grande Vitória”. 

 

Já na sexta-feira (11), os participantes vão realizar visitas técnicas em obras de mobilidade, além de conhecerem o funcionamento do Sistema Transcol.  

 

Acesse aqui a programação completa da 19ª Assembleia da União Internacional de Transportes Públicos (UITP) – Divisão América Latina.

Faça sua inscrição!

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Semobi

Susana Kohler

(27) 3636-9617 / 99697-6783

comunicacao@semobi.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard