10/10/2019 17h36

Espírito Santo pode receber evento latino-americano pela primeira vez

Da esquerda para a direita: Pere Calvet, Fábio Damasceno, Jurandir Fernandes e Roberto Sganzerla

A 18º Reunião da UITP América Latina pode acontecer na capital capixaba no próximo ano. Essa possibilidade foi anunciada na tarde desta quinta (10), pelo presidente da UITP Mundial, Pere Calvet e pelo presidente UITP América Latina, Jurandir Fernandes, durante a edição do evento que está sendo realizada na cidade de Santiago do Chile.

Segundo o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, que participa da UITP América Latina, a ideia é promover a troca de experiências e o debate em torno de temas como mobilidade integrada e mobilidade a serviço da população.

“A sinalização, por parte da UITP, do interesse de que Vitória seja a próxima sede do encontro é fruto dos investimentos e das propostas que o Governo do Estado vem implantando e desenvolvendo em Mobilidade Urbana na região Metropolitana”, destacou.

O objetivo da UITP América Latina é promover as melhores práticas em transporte público e desenvolver alternativas para a mobilidade nas cidades. A organização conta com membros na Argentina, Bermuda, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Peru, México e Uruguai. Trabalhando de maneira conjunta às autoridades, operadores de ônibus e modais sobre trilhos e indústrias e provedores de equipamentos, a Divisão América Latina tem a possibilidade de identificar e entender as especificidades da região, incluindo o entendimento da cultura local.

A América Latina tem uma população superior a 580 milhões de habitantes, em 36 países, representando 8% da população mundial. Mais de 390 milhões de pessoas vivem nas áreas urbanas da América Latina, e dessas cerca de 14% (65 milhões) vivem em grandes centros urbanos. Estima-se que 200 milhões de habitantes utilize o transporte público diariamente, representando a média de 1,5 viagens por dia.

A Divisão América Latina foi criada em 2003 durante o Congresso Mundial da UITP em Madri, Espanha, e o escritório regional foi instalado em São Paulo, Brasil, no ano de 2005.

Assessoria de Comunicação da Semobi

Susana Kohler