16/05/2024 10h04 - Atualizado em 16/05/2024 16h15

Espírito Santo compartilha os Avanços no Transporte Público em workshop sobre mobilidade pós-pandemia

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, participou na manhã desta quarta-feira (15) de um importante evento promovido pela COPPE/UFRJ, maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina. O workshop reuniu secretários de diferentes municípios do Rio de Janeiro, estudantes e profissionais para discutir o cenário do transporte público no Rio de Janeiro pós-pandemia.

 

Damasceno foi convidado para apresentar a operação do sistema metropolitano de transportes na Grande Vitória, modelo de gestão que tem sido apontado como referência por especialistas da área. Ele expressou satisfação em compartilhar a experiência bem-sucedida da Grande Vitória e destacou as inovações implementadas nos últimos anos visando melhorar a gestão e a experiência do usuário. 

 

“Os investimentos no Transcol nos últimos anos incluem a adoção do Cartão GV, com bilhetagem única em toda a Região Metropolitana; a disponibilidade do aplicativo Ônibus GV, permitindo aos usuários consultar o tempo de espera por ponto e a lotação das linhas em tempo real, além de realizar recargas e outras funcionalidades. Temos investimentos em segurança, com videomonitoramento da frota e de todos os terminais. São inúmeros aspectos que qualificam e diferenciam o transporte público que administramos de tantas outras realidades pelo país afora”, ressaltou o secretário.

 

Damasceno também discorreu sobre a implantação do aquaviário, que desde agosto de 2023 já transportou mais de 275 mil passageiros sem cobrança adicional. Ele enfatizou ainda a renovação da frota, que este ano chega a 900 veículos com ar-condicionado, e como todas essas ações estão integradas às obras realizadas, como o Complexo Viário de Carapina, a ampliação da Terceira Ponte, a Ciclovia da Vida e a implantação da Linha Verde, buscando priorizar o transporte público, diminuir congestionamentos e reduzir o tempo de viagem dos usuários.

 

O evento contou com a participação de outros importantes representantes do setor, como a secretária de Transportes do Município do Rio de Janeiro, Maína Celidônio; o secretário de Transportes de Nova Iguaçu, Leonardo Callijão; o secretário Municipal de Urbanismo e Mobilidade de Niterói, Renato Barandier; o presidente do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro), Leonardo Matias.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Semobi

Karla Danielle Secatto

(27) 3636-9617 / 99697 6783

comunicacao@semobi.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard