19/12/2019 14h07

CartãoGV já pode ser recarregado via aplicativo e nas funções crédito e débito

Foto: Hélio Filho/ SECOM

Para trazer mais inovação e facilidades aos usuários do transporte coletivo da Grande Vitória, o Governo do Estado e os consórcios lançam mais um importante recurso, unindo o aplicativo ÔnibusGV* e o CartãoGV, Bilhete Único Metropolitano. Agora, já é possível fazer a recarga do Cartão, por meio do aplicativo. A novidade foi anunciada na tarde desta quarta-feira (18) pelo governador Renato Casagrande, no Palácio Anchieta, em Vitória.

“Estamos terminando o ano de 2019 com muito o que comemorar na mobilidade. Demos vários passos adiante. Iniciamos o processo de renovação da frota. Já temos 103 ônibus com ar-condicionado e 600 com wi-fi. O aplicativo ÔnibusGV é utilizado por 300 mil pessoas e chegamos a 900 mil acessos no aplicativo por dia. Além disso, realizamos a integração de tecnologia dos cartões com os sistemas municipais”, afirmou o governador.

Casagrande aproveitou a oportunidade para registrar outros avanços e melhorias feitas na mobilidade ao longo do ano. “Também fizemos a conclusão e entrega das obras da Avenida Leitão da Silva em 11 meses, publicamos o edital do Portal do Príncipe e anunciaremos outras importantes obras no decorrer do próximo ano. A novidade que apresentamos hoje é mais uma facilidade aos usuários do Transcol. Queremos dar mais comodidade aos usuários e que o nosso sistema de transporte seja cada dia mais eficiente”, garantiu.

Agora, ao abrir o aplicativo ÔnibusGV, o usuário vai identificar um novo botão na tela inicial, com a opção “recarga”. Ao selecionar a opção, uma nova tela será aberta, com a lista de parceiros que estão disponibilizando o serviço, como a Kim Recarga e RecargaPay. Neste momento, o usuário ainda precisa instalar o aplicativo de recarga escolhido para efetuar a compra de créditos.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, destacou as melhorias e facilidades agregadas ao sistema. “O usuário abre a função recarga no app e escolhe qual o serviço de recarga utilizar. Hoje são dois parceiros, mas outros podem entrar no futuro. Com o CartãoGV e novas modalidades de recarga, já conseguimos reduzir em cerca de 15% o uso do dinheiro a bordo. Isso traz mais agilidade no embarque e mais segurança para o sistema. Além disso temos uma rede ampliada de recarga, inclusive com a opção de recarregar com cartões de crédito e débito, nas lojas e no auto atendimento", explicou.

À medida em que novos parceiros de recarga se interessarem por oferecer o serviço, eles também estarão disponíveis no aplicativo ÔnibusGV. O tempo para que os créditos fiquem disponíveis para utilização é de até um dia útil. Outra facilidade disponível para quem utiliza o CartãoGV é a recarga com cartão de crédito e débito, que pode ser efetuada nas lojas e nas máquinas de autoatendimento, disponíveis nos terminais, Rodoviária de Vitória, shoppings e lojas do GV BUS.

*O botão com a opção de recarga está disponível para os usuários do Sistema Android. Para o sistema IOS, é preciso aguardar a liberação da loja, que deve ocorrer nos próximos dias.

CartãoGV

O CartãoGV foi lançado em julho deste ano, com uma tecnologia mais moderna e garantindo mais comodidade aos usuários do transporte coletivo. O cartão possui tecnologia antifraudes, trazendo mais segurança e agilidade a bordo. Atualmente, o Cartão GV também é aceito nos ônibus municipais (Verdinhos e Sanremo).

Quem já utilizava algum tipo de cartão dos sistemas Transcol ou municipais e fez a migração não precisou trocar seu cartão, pois os dados migraram para o banco de dados do Bilhete Único Metropolitano. O CartãoGV também vai permitir o acesso em outros modais que serão implantados pelo Governo do Estado, como o aquaviário e o sistema compartilhado de bicicletas.

Como adquirir: o CartãoGV pode ser adquirido nos postos de venda do GV Bus, nos terminais (lojas e agentes de venda), Ônibus Itinerante (consultar agenda no site www.cartaogv.com.br) ou ainda em farmácias parceiras. Após um cadastro simples (CPF) e com o valor mínimo de R$ 10,00 – convertidos em créditos –, o usuário adquire o seu Bilhete Único Metropolitano.

A integração tarifária entre os sistemas Transcol e municipais deve ocorrer em 2020.

Novidades do CartãoGV

- Recarga via app ÔnibusGV

- Funções crédito e débito para recarga

- Todas as lojas do GVBus já estão fazendo a venda em dinheiro e aceitando pagamentos no crédito e no débito.

- Máquinas de Autoatendimento nos terminais: venda no dinheiro, débito e crédito.

T. Itacibá

T. Jardim América

T. Campo Grande

T. Vila Velha

T. Laranjeiras

T. Carapina

T. Ibes

T. Jacaraípe

Loja Cadastro Vitória (Rua Constante Sodré, 265 – Santa Lúcia – CEP: 29055-420 – Vitória – ES. Próximo ao Centro de Convenções de Vitória.)

- Máquinas de Autoatendimento nos Shoppings: venda apenas no débito e crédito.

Rodoviária Vitória

Shopping Mestre Álvaro

Shopping Moxuara

Shopping Praia da Costa

Shopping Montserrat

Shopping Boulevard

- Nos próximos dias:

Shopping Norte e Sul

Em 2020

Shopping Vitória

Shopping Vila Velha

- Rede de parceiros: 64 farmácias cadastradas até o momento -  venda é feita conforme cada farmácia, normalmente, apenas em dinheiro.

- Agentes de venda:  atuam nos terminais fazendo comercialização de cartões e de créditos. Aceitam pagamento em dinheiro, no crédito e no débito.

- Recarga online (via site www.cartaogv.com.br para Estudante e cidadão – pagamento via boleto)

Assessoria do Governo do Estado

Assessoria de Comunicação da Semobi