29/12/2015 17h04 - Atualizado em 29/12/2015 17h06

Balanço 2015

Para a Secretaria dos Transportes e Obras Públicas, 2015 foi um ano de reorganização, revisão de contratos e definição de prioridades, diante da crise econômica e das dificuldades financeiras do Estado. Foram definidos os eixos logísticos e priorizadas as obras de integração metropolitana e no interior capixaba. O BRT – Corredores Exclusivos para Ônibus, era apenas um projeto em fase de conclusão. Ele foi entregue pela empresa contratada em meados desse ano aos técnicos da Setop. Após análise do projeto e renegociação dos recursos junto ao BNDES, ficaram assegurados R$ 530 milhões para as obras, valor insuficiente para a execução total do BRT, estimada em R$ 1,8 bilhão. O governo então decidiu priorizar, do projeto BRT, as obras estratégicas nos principais gargalos viários da RMGV. As obras começam em 2016, com investimentos de R$ 757,2 milhões já assegurados para a execução do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável.

 

A Setop realizou um grande esforço para analisar e regularizar os contratos, alguns com indícios de irregularidades, como os das obras do Estádio Kléber Andrade e do Cais das Artes. Foram adotadas providências para apurar os fatos e responsabilidades. A radiografia da situação das 165 obras do Estado contratadas mostrou que metade delas estava paralisada por problemas de orçamento, revisão de projetos e desapropriações. Em parceria com a Ceturb, finalizamos o ano com a campanha educativa “Pare e pense no coletivo”, que tem como objetivo incentivar boas maneiras e o respeito dentro dos ônibus, abordando temas como assentos prioritários, fumo, som alto e assédio sexual.

 

Obras priorizadas: 

– Conclusão das obras de ampliação da Av. Leitão da Silva.

– Complexo viário do Portal do Príncipe, entrada Sul.

– Ampliação da BR-101, entre o viaduto da Vale e a descida do Aeroporto de Vitória, com uma passagem subterrânea de veículos para acesso à Avenida João Palácio, em Carapina, entrada Norte.

– Construção do viaduto na Av. Fernando Ferrari com a Av. Adalberto Simão Nader.

– Construção de um túnel na Av. César Hilal sob o morro de Monte Belo.

– Realização de estudos para ampliação da capacidade da Terceira Ponte.

– Estudos para implantação de corredores preferenciais para ônibus à direita (BRS).

– Projeto de ciclovia na Rodovia do Sol, ligando Vila Velha a Guarapari.

Informações à imprensa:

Leila Oliveira

Assessoria de Comunicação

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