26/06/2023 10h43

Semobi participa do Prêmio Parque Mobilidade Urbana em São Paulo

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (23), os investimentos em inovação e sustentabilidade em transporte e mobilidade urbana no Espírito Santo foram compartilhados no evento nacional Parque Mobilidade Urbana, que aconteceu no Complexo Esportivo Pacaembu, em São Paulo.

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo, Fábio Damasceno, foi um dos palestrantes do painel "Quais são os caminhos para a construção de cidades diversas, inclusivas e democráticas?", que abordou os desafios da mobilidade e benefícios das ciclovias na infraestrutura urbana.

Damasceno compartilhou as experiências bem-sucedidas realizadas no Espírito Santo pelo Governo do Estado na promoção de diferentes modais de transporte, como o Aquaviário, além de destacar o compromisso do Estado com o transporte sustentável, exemplificado pelo projeto Transcol Elétrico e pelo Programa Transcol Mais Sustentável, eleito no último mês como a melhor iniciativa de sustentabilidade no transporte na América Latina, e entre os três melhores do mundo na mesma categoria.

O secretário ressaltou ainda os investimentos realizados para expansão da ciclovia na região da Grande Vitória, contribuindo para a segurança e os deslocamentos dos ciclistas, melhorias fruto das obras do Portal do Príncipe e do Complexo Viário de Carapina.

Durante sua apresentação, Damasceno também apresentou a Ciclovia da Vida e seus benefícios. Projetada pelo Governo do Estado com o objetivo de facilitar o deslocamento de ciclistas entre Vitória e Vila Velha, conta com 3,3 km de extensão por sentido e 3 metros de largura. Além disso, dispõe de um mirante, onde os ciclistas podem fazer uma pausa e apreciar a vista. Prevista para ser inaugurada no mês de julho, o uso da ciclovia será gratuito.

Damasceno  destacou o importante aspecto social da Ciclovia da Vida, localizada nas laterais da Terceira Ponte, que também funciona como uma barreira de proteção contra o suicídio.

"É uma honra representar o Espírito Santo no Prêmio Parque Mobilidade Urbana e compartilhar nossas experiências. Estamos empenhados em promover soluções que contribuam para uma mobilidade urbana mais eficiente, inclusiva e amigável ao meio ambiente. A implantação de ciclovias e a adoção de ônibus elétricos no Transcol são apenas alguns exemplos de nosso compromisso para o desenvolvimento de um sistema de transporte urbano mais integrado e sustentável, contribuindo com a promoção da qualidade de vida da nossa população”, afirmou.

Além do secretário Fábio Damasceno, participaram do painel Cadu Ronca, diretor da Aromeiazero; Renata Falzoni, arquiteta e jornalista, criadora do canal de YouTube "Bike é Legal"; e Iuri Moura, gerente de Desenvolvimento Urbano do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento.

Karla Danielle Secatto

Assessora de Comunicação