16/05/2023 15h28

Novo Sistema Aquaviário recebe visita da Comissão de Infraestrutura da Assembleia

Na manhã desta terça-feira (16), uma equipe de deputados estaduais, membros da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, realizou uma visita ao novo sistema aquaviário, que está sendo implementado pelo Governo do Estado. A visita também contou com a presença de vereadores de municípios da Grande Vitória.

A retomada do Aquaviário foi planejada de forma integrada ao sistema de ônibus Transcol, que conta com mais de 1.650 veículos em sua frota.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explica que a integração entre os modais de transporte tem como objetivo ampliar as opções de mobilidade para os cidadãos.  "O Aquaviário é um grande projeto de mobilidade e integração, sendo mais uma alternativa de transporte, trazendo mais uma opção de mobilidade para o cidadão entre Vitória, Vila Velha e Cariacica. Estamos entregando uma alternativa de transporte que se integra ao Transcol, com mais de 1.650 ônibus, e com tarifa única, via Cartão GV", ressalta Damasceno.

O sistema Aquaviário apresentado é composto por embarcações modernas e eficientes, projetadas para atender às necessidades da população. A embarcação tem capacidade para transportar até 98 passageiros, além de dois tripulantes, e é equipada com ar-condicionado, banheiros, espaço para bicicletas, acessibilidade e wi-fi a bordo, garantindo um transporte confortável e acessível aos cidadãos capixabas. O Aquaviário será integrado às linhas do Transcol por meio de conexões temporais, com tarifa única via Cartão GV.

Além disso, o sistema aquaviário proporciona uma maior integração à cidade ao estar conectado a ciclovias e disponibilizar um bicicletário. Com atividades iniciando em três pontos estratégicos – Prainha, em Vila Velha; Praça do Papa, em Vitória; e Porto de Santana, em Cariacica –, o Governo já estuda a implementação de outras estações em Vitória, Vila Velha e Cariacica.

O presidente da Comissão de Infraestrutura, deputado Alexandre Xambinho, expressou sua satisfação com o investimento do Governo do Estado no Aquaviário. "Vimos um sistema estruturado, com embarcação pronta para receber os capixabas e fazer parte do transporte público. Esse novo modal, além de agilizar e facilitar o deslocamento dos moradores, também nos permite apreciar a beleza da baía de Vitória. Inaugurar o Aquaviário era um sonho de muitos capixabas, e o governador Renato Casagrande, juntamente com o secretário Fábio Damasceno e sua equipe, tornou esse sonho realidade. Temos a alegria de ter participado dessa construção na Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Infraestrutura."

Para o comandante dos Portos do Espírito Santo, capitão de Mar e Guerra Alexsander Moreira dos Anjos, o projeto complementa o sistema de transporte das cidades.

"A Capitania dos Portos tem acompanhado de perto esse empreendimento. Todas as inspeções têm sido feitas de acordo com as normas da autoridade marítima, rigorosamente cumpridas. Temos alegria nessa parceria, pois vemos que o Governo do Estado tem se preocupado com a questão da segurança. Em breve, a população será a grande beneficiária de tudo isso, tendo acesso a um transporte seguro e agradável, que permite desfrutar da belíssima baía de Vitória."

Com o novo sistema aquaviário, o Governo do Estado do Espírito Santo reforça seu compromisso em oferecer opções de transporte eficientes, promovendo a mobilidade e a integração entre as cidades da região metropolitana. A inauguração desse modal representa um importante marco na história da mobilidade capixaba, trazendo benefícios significativos para a população local e para o turismo.

Karla Danielle Secatto

Assessora de Comunicação da Semobi