Novas estradas vão potencializar atividade portuária em Presidente Kennedy
Estradas que vão facilitar a circulação de cargas e pessoas no Sul do Espírito Santo e preparar a infraestrutura de transportes para o acesso ao Porto Central, em Presidente Kennedy. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), em convênio com a Prefeitura do município, vai elaborar projetos para a reabilitação da ES 162, construção de quatro contornos e implantação da ES 297.
A elaboração de todos os projetos soma um investimento de cerca de R$ 4,9 milhões, e será feita pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES). A ordem para o início desse trabalho foi assinada, na tarde desta sexta-feira (01), pelo governador Paulo Hartung, com a presença do diretor geral do DER-ES, Halpher Luiggi, e do secretário dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli.
A reabilitação da ES 162 e a construção dos quatro contornos (São Paulinho, Presidente Kennedy, Santo Eduardo e Porto Central) somam aproximadamente 41,5 quilômetros. Já a ES 297, que será implantada, terá cerca de 45 quilômetros.
O governador Paulo Hartung ressaltou que os investimentos serão possíveis por conta de uma lei aprovada recentemente na Assembleia Legislativa que permite aos municípios que recebem recursos de Royalties financiar ações para desenvolvimento da região.
"Aqui em Presidente Kennedy, temos projeto de um Terminal Portuário que está em processo final de licenciamento e, entre outras medidas, essas obras são importantes para auxiliar na organização e viabilização do projeto. Hoje, demos o primeiro passo para contratação dos projetos para, em um passo seguinte, iniciarmos as obras", explicou Hartung.
O diretor geral do DER-ES, Halpher Luiggi, destacou que as intervenções serão fundamentais não só para Presidente Kennedy, mas para todo o Sul do Estado e o Brasil, com geração de trabalho e renda. “A elaboração dos projetos é um grande passo para o grande projeto do Porto Central”, disse o diretor.
Porto Central: 20 milhões de toneladas em cargas por ano
De acordo com o diretor do Porto Central, José Maria Vieira de Novaes, a previsão é que o empreendimento movimente 20 milhões de toneladas em cargas por ano, com produtos como petróleo, gás natural e grãos. As obras devem ser iniciadas no ano que vem, e o diretor destaca a importância dos projetos para a melhoria da infraestrutura de transportes, considerando o tamanho do empreendimento.
“Essa obra é fundamental para melhorar o tráfego de veículos que será acrescido com o Porto Central”, afirma José Maria. Ele ressalta que as melhorias na ES 162 serão importantes, principalmente, para o melhor trânsito de veículos de passeio, enquanto a implantação da ES 297, uma ligação direta da BR 101 com o litoral, beneficiará, sobretudo, veículos pesados.
Informações à Imprensa
Assessoria Comunicação / DER-ES
Felipe Mansur Valinho – 3636-4404 / 99929-8211 / 99754-8048