06/08/2025 09h49

Delegação capixaba visita fábrica da Scania e avança no plano de renovação sustentável da frota do Transcol

 
Com foco na ampliação do uso de energias limpas no transporte público, uma delegação do Espírito Santo visitou, nesta segunda-feira (4), a fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP).  O secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo, Fábio Damasceno, e o subsecretário de mobilidade, Leo Cruz, realizaram a visita acompanhados de empresários representantes de todas as empresas que operam o Sistema Transcol, além de integrantes da ES Gás e assessor da GVBus.
 
A visita técnica teve como objetivo conhecer de perto os modelos de ônibus movidos a gás natural e biometano. A medida integra as ações do Programa Capixaba de Mobilidade Sustentável, desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), que vem implementando medidas para tornar o transporte público metropolitano mais moderno, eficiente e ambientalmente responsável.
 
Atualmente, dos 1.800 ônibus que compõem a frota do Transcol, mais de 400 já são equipados com a tecnologia Euro 6, que reduz significativamente a emissão de poluentes. O Espírito Santo prevê a aquisição de 50 ônibus elétricos e também a incorporação na frota de ônibus movidos a gás biometano.
 
Sobre o Tranporte Público Metropolitano no ES
O Sistema Transcol atende aos sete municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória, beneficiando uma população de aproximadamente 2 milhões de habitantes. São realizadas, em média, 26.400 viagens por dia, transportando cerca de 610 mil passageiros diariamente. A operação é composta por uma frota de 1.800 ônibus, sendo mais da metade deles com ar-condicionado, que percorre 380 linhas interligadas por meio de 10 terminais de integração, com bilhetagem unificada e possibilidade de integração temporal e tarifária, inclusive com o sistema Aquaviário. Ao todo, os veículos do sistema percorrem cerca de 9 milhões de quilômetros por mês.
 
A adoção de ônibus movidos a gás natural e biometano representa mais um passo na transição energética do transporte coletivo capixaba, promovida pelo Governo do Estado. A medida reforça o compromisso com a sustentabilidade ambiental, ao mesmo tempo em que contribui para melhorar a qualidade do serviço prestado à população, tornando o sistema mais moderno, eficiente e alinhado às práticas de mobilidade urbana de baixo impacto ambiental.
 
 
Informações à Imprensa:
Karla Danielle Secatto
Assessora de Comunicação
Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura
 
(27) 3636-9617 / 99697 6783
Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard