Bilhete Único Metropolitano: atendimento especial para quem ainda não atualizou os cartões do Transcol neste domingo (16)
Os postos do GVBus dos Terminais de Vila Velha e Laranjeiras, na Serra, Ufes, em Vitória e Loja Central, na Reta da Penha, também em Vitória, vão abrir excepcionalmente no próximo domingo dia 16 para atender os passageiros que não fizeram a migração dos cartões dentro do prazo. Nesse dia, não será realizada a venda de créditos, cadastros ou recadastros.
O prazo para realizar a migração dos cartões do Sistema Transcol terminou nesta sexta-feira (14) e, a partir do próximo domingo (16), os validadores azuis serão desativados, e os coletivos já vão sair das garagens somente com o validador vermelho funcionando. Dessa forma, quem não utilizou os cartões por pelo menos dois dias dentro dos ônibus ou nos terminais, terá que fazer ou completar a atualização em um dos postos de atendimento do GVBus. Por conta disso, as lojas vão realizar um plantão de atendimento entre 8h e 17h.
Nesse dia, serão feitas atualizações e troca dos cartões que apresentaram a mensagem “transação incompleta”, e validação daqueles com mensagem “operação inválida, cartão desconhecido”.
“Concluímos uma etapa importante no processo de implantação do Bilhete Único Metropolitano que é a migração da tecnologia utilizada na bilhetagem eletrônica por uma mais moderna e que vai permitir melhorias significativas para os usuários. Foi uma mudança grande, mas que foi realizada sem grandes transtornos e de maneira muito pratica para o usuário”, avalia o secretário dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.
A partir de domingo também será possível atualizar o cartão nos saldímetros preparados nos postos dos terminais de Laranjeiras, Vila Velha e Campo Grande, na Ufes e na Loja Central. No caso dos saldímetros, o procedimento será feito de forma semelhante à que estava acontecendo dentro dos ônibus.
Primeiro, será preciso apresentar o cartão no validador azul, e em seguida, apresenta-lo por duas vezes no validador vermelho. A diferença nesse caso, é que, ao apresentar o cartão duas vezes no validador vermelho, ele já estará 100% formatado.
Vale destacar que saldímetros não são as catracas de solo disponíveis nas entradas dos terminais, onde há cobrança de tarifa. Os saldímetros estão disponíveis nos postos de atendimento, apenas dentro dos terminais de Laranjeiras, Vila Velha e Campo Grande, e nas lojas Central e da Ufes. Nos saldímetros, o processo não cobrará tarifa.
Os cartões que apresentarem a mensagem “transação incompleta”, deverão ser trocados. E o passageiro terá que fazer a troca em um posto de atendimento.
Como vai funcionar a migração após o prazo
A - Plantão de atendimento no domingo, 16/06.
As lojas dos Terminais de Laranjeiras e Vila Velha, da Ufes e o Pós-venda da loja Central, na Reta da Penha, em Vitória, vão realizar um plantão de atendimento para atender os passageiros que não fizeram a migração dentro dos coletivos ou que tiveram cartões que apresentaram as mensagens “transação incompleta” ou “operação inválida, cartão desconhecido”. Não haverá venda de créditos, nem cadastros e recadastros.
Horário de atendimento: de 8h às 17h.
B- Em caso de mensagem “Operação inválida, cartão desconhecido”, o usuário deverá:
1 - Procurar os saldímetros instalados nos Terminais de Campo Grande, Vila Velha, Laranjeiras, UFES e na Loja Central, na Reta da Penha.
2 - Apresentar o cartão no validador azul e, em seguida, apresenta-lo duas vezes no validador vermelho.
É importante lembrar que os saldímetros não são as catracas de solo disponíveis nas entradas dos terminais, onde há cobrança de tarifa. Os saldímetros estão disponíveis nos postos de atendimento, apenas dentro dos terminais de Laranjeiras, Vila Velha e Campo Grande, e nas lojas Central e da Ufes. Nos saldímetros, o processo não cobrará tarifa.
C- Em caso de mensagem “Transação Incompleta”, o passageiro deverá procurar os postos de atendimento conforme tabela abaixo.
Locais de atendimento
Cartões Idoso, Passe Livre (PCD´s) e Escolar Gratuito e Comprovação de Renda: Central Faça-Fácil (ao lado do Terminal Campo Grande), Terminais Vila Velha e Laranjeiras, e Loja Central (Vitória).
Cartões Vale-transporte, Passe Fácil e Escolar (50%): Pós-venda da Loja Central (Vitória).
Dúvidas: SAC do GVBus - Telefones: 0800 028 1810 / 3145.2650 (para ligações feitas de celular).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setop
Susana Kohler
(27) 3636-9617 / 9 9697-6783